quarta-feira, 8 de abril de 2015

O Dia-a-Dia em Portugal na Idade Média (Ana Rodrigues Oliveira)

Da concepção à morte, passando por momentos festivos como o casamento, mas também pelas rotinas do trabalho, da fé e da maior ou menor obediência às leis, este livro traça um retrato completo e interessante do que seria a vida quotidiana na Idade Média, tanto dos nobres e dos reis como dos mais desfavorecidos. E traça-o de uma forma que, bastante completa, mas sem se perder em detalhes exaustivos, mas desnecessários, proporciona uma leitura agradável e cativante, que nunca se torna aborrecida.
Um dos aspectos mais interessantes neste livro é a forma como a autora organiza os diferentes aspectos que pretende abordar, partindo do nascimento para acabar na morte, não sem antes percorrer todos os aspectos essenciais - familiares, políticos, religiosos e sociais. Assim, cada capítulo se centra num aspecto específico, realçando os aspectos mais relevantes ao mesmo tempo que estabelece os pontos em que essas diferentes esferas se cruzam.
Também interessante é o equilíbrio entre a perspectiva geral e os casos particulares. Ao recorrer a exemplos específicos, não só relativamente a reis e nobres, mas também a registos de pequenas coisas, a autora confere rostos às experiências narradas, facilitando a percepção das coisas e, ao mesmo tempo, acrescentando um retrato do quotidiano a alguns acontecimentos históricos mais conhecidos.
E, desta forma, tudo se equilibra numa exposição completa, com toda a informação relevante, em que sobressaem a relação entre os diferentes elementos, mas em que nunca se cai em repetições desnecessárias. Numa apresentação organizada e equilibrada, a partir da qual é possível ficar com uma ideia bastante clara do que seria o quotidiano medieval, com as inevitáveis diferenças entre as várias classes sociais.
Cativante e bem escrito, eis, pois, um bom livro para conhecer melhor a Idade Média, não a dos grandes feitos (ainda que, em certa medida, também estes sejam mencionados) mas a das rotinas de um quotidiano muito diferente do que conhecemos, mas igualmente complexo e sustido num delicado equilíbrio. Interessante, envolvente e muito completo, um livro muito bom.

1 comentário:

  1. Bom dia.
    Sabe onde poderei fazer o download deste livro?Gostava de o ler mas não tenho condições financeiras para o adquirir.
    Obrigado

    ResponderEliminar