sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Aprenda Alemão em 7 Dias (Ramón Campayo)

Aprender um idioma em apenas 7 dias, ou melhor, 7 horas de estudo divididas no espaço de uma semana: é esta a premissa deste livro. O método assenta na memorização de vocabulário através de associações de ideias, assimilando as palavras e as regras gramaticais de uma forma gradual e natural. Mas 7 dias apenas: será possível?
Uma das coisas que importa dizer antes de mais nada é que, nesta primeira leitura, não segui o método à risca. Como o próprio autor diz, é preciso conhecer o método antes de o aplicar e foi precisamente para isso que serviu esta leitura inicial. Ainda assim, ler o livro de ponta a ponta basta para fixar ideias base e inclusive algumas palavras. O que é, desde logo, um bom ponto de partida para a exequibilidade do método.
Mas falemos do método, que é, afinal, o que importa. Assente na ideia da memorização através de associações mais ou menos peculiares, exige, à partida, uma memória razoável. Será possível memorizar tantos vocábulos e regras gramaticais em apenas sete dias? Talvez, se se tiver uma memória muito boa. Mas e se não forem sete, mas um pouco mais? Ou se se usarem esses sete dias para reter o mais importante, guardando o resto para uma segunda volta ao manual ou para outros meios de aprendizagem complementares? Bem, aí torna-se mais fácil. E, assim sendo, a ideia que fica é, acima de tudo, a de um bom ponto de partida para a aprendizagem. E isso basta para ficar com a sensação de um objectivo cumprido.
Ainda um outro ponto que importa referir é a forma como o livro está organizado. Para quem praticamente não sabe uma palavra de alemão (como é o meu caso) importa seguir o método do início ao fim, mas, caso se pretenda relembrar ou reforçar uma parte em específico, o livro é muito fácil de consultar. Seria interessante, no caso das tabelas de vocabulário, uma organização mais específica (por ordem alfabética, talvez). Ainda assim, a divisão por substantivos, verbos, adjectivos, etc., funciona bem tendo em conta a estrutura do método em si. 
Se fiquei a saber falar alemão depois desta primeira leitura? Não propriamente. Se retive alguma coisa? Sim. E é precisamente por isso que a ideia que fica é a de que, seguindo o método de ponta a ponta, é possível aprender bastante com este livro. E, se não for em sete dias, que sejam mais. 

Título: Aprenda Alemão em 7 Dias
Autor: Ramón Campayo
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário