quarta-feira, 16 de novembro de 2016

No Reino de Gorjuss - Seis Histórias de Encantar (Santoro)

Aproximam-se dias de frio e chuva, com o Inverno a aproximar-se, e nada sabe tão bem como ficar em casa a ler uma boa história.E há histórias que perduraram através dos tempos, em múltiplas versões, mas com um ponto em comum: fizeram sonhar gerações de leitores. Branca de Neve, a Pequena Sereia, Polegarzinha... histórias de encantar que continuam a encantar. E é dessas histórias que é feito este livro.
Deixem-me começar por dizer isto: antes deste livro me vir parar as mãos, não fazia a mínima ideia da existência da Gorjuss. E importa dizer isto porque a verdade é que este desconhecimento não me impediu de ficar encantada com este livro. Visualmente falando, é uma pequena maravilha. Cheio de cor, com imagens lindas, muito dourado e um equilíbrio perfeito entre o texto e as imagens, este livro é todo um objecto de beleza. Basta um olhar para chamar a atenção e despertar a curiosidade para explorar o interior. E se é verdade que as histórias que contém são mais que conhecidas, também o é que nunca deixa de ser um prazer voltar a estes contos de encantar. 
Mas falemos das histórias. Nenhuma delas é propriamente nova e todas passaram por várias versões diferentes. Mas o facto é que são sobejamente conhecidas. E, neste livro, contadas de forma simples, mas cativante, e complementadas por um conjunto de imagens muito bonitas, proporcionam o regresso perfeito ao tempo em que as ouvimos ou lemos pela primeira vez. Além disso, para quem conhecer várias versões destes contos de fadas, há sempre aquela vontade adicional de saber qual delas vamos encontrar aqui.
Não há muito mais que se possa dizer sobre este livro sem lhe estragar a magia da descoberta. Por isso, fica, acima de tudo, esta ideia: a de um livro lindo por fora e por dentro, capaz de despertar toda a ternura de um regresso à inocência... e de encantar, sempre. Vale, pois, muito a pena conhecer esta pequena e adorável maravilha. Que recomendo, naturalmente. 

Título: No Reino de Gorjuss - Seis Histórias de Encantar
Autores: Santoro
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário