sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Ratos & Gatos (Gleidston César)

Palavras de afectos, de pensamentos, olhando o mundo segundo o eu. Um eu que sente, que sofre e que ama segundo a sua posição perante os outros, mas que se expande também a um olhar mais vasto, questionando os preconceitos e limitações da sociedade. Um eu vincado, bem definido, que é a própria identidade, pessoal e intransmissível, do sujeito poético - mas que contém em si algo de universal. É isto, este eu que se dá a conhecer nos poemas deste livro - e o resultado é um equilíbrio bastante interessante entre coesão e diversidade.
Um dos aspectos mais interessantes neste conjunto de poemas é a forma como, apesar de cada poema ser um todo em si mesmo, parece ser, ao mesmo tempo, parte de uma unidade maior. É quase como se acompanhasse o percurso evolutivo de um mesmo indivíduo, realçando as suas percepções, convicções e sentimentos. Ora, isto é interessante porque é possível ler só alguns poemas sem ficar com a sensação de alguma coisa em falta, ou ler o livro de uma ponta à outra, ficando com a tal sensação de uma totalidade mais vasta.
Também particularmente cativante é o equilíbrio entre o pessoal e o universal, num conjunto em que todos os poemas parecem pertencer a uma mesma e única voz, mas em que alguns deles falam de amor, outros de amizade, outros das injustiças sociais e da discriminação. Por vezes, o sujeito poético olha para si mesmo. Outras, olha para o mundo. E também isto contribui para realçar o contraste entre o individual e a totalidade, salientando a diversidade de elementos e de temáticas - ainda que projectadas numa mesma visão.
Até na própria estrutura se nota um certo equilíbrio entre coesão e diversidade, moldando temas comuns em diferentes formas e dando-lhes assim um ritmo diferente. Poemas curtos, poemas longos, versos curtos e versos longos, rima ou ausência de... Há um pouco de tudo neste livro e se é verdade que alguns dos poemas marcam mais do que outros (consoante o gosto de quem os lê, também) não há nenhum neste livro que não deixe na memória uma impressão. E nalguns casos, essa impressão é realmente muito positiva. 
A impressão que fica é, portanto, a de um livro coeso e equilibrado, em que o particular e universal coexistem em boa harmonia. Cativante, de leitura agradável e com várias passagens realmente marcantes, uma boa descoberta... e uma boa leitura.

Título: Ratos & Gatos
Autor: Gleidston César
Origem: Recebido para crítica

5 comentários:

  1. Subscrevo.
    Nas palavras de Gleidston, consigo encontrar um respirar, um folêgo profundo, uma ânsia de prazer que aprofunda os meus sentimentos, mesmo os mais reconditos. Os meus sinceros parabéns ao autor por esta maravilhosa obra com que presenteia os seus leitores. Para mim, é uma obra de transformação, uma escrita renovada, sinto ainda mais cada palavra. Renascer, os "re" da Vida fazem isso. Amigo Gleidston para quando o próximo?
    Muito obrigada por esta crítica está no detalhe perfeito e de encontro com o que também senti da obra.
    Uma boa escolha de leitura.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Carla.

    Que surpresa altruísta, gratidão sempre!

    Votos de um excelente fim de semana.

    Gratidão.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde amiga, Isabel.

    A crítica da, Carla, foi de encontro com a sua, quando me escreveu, fico bastante feliz e emocionado, sei que ainda há um longo caminho pela frente...mas nesse momento, só me apetece dizer "um bem haja" a vocês!!!
    Gratidão.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, uma obra interessante, que chega em boa hora para aplacar a nossa fome de leitura. Meus parabéns ao autor.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde amigo, Zacarias.
    Gratidão pela sua amizade.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar