sábado, 5 de janeiro de 2019

A Ration Book Christmas (Jean Fullerton)

Jo foi evacuada da cidade durante os primeiros bombardeamentos, deixando para trás grande parte da sua família e o seu adorado Tommy. Agora, passados meses, Tommy deixou de escrever e Jo não aguenta mais. Decidida a descobrir a verdade, Jo regressa à cidade com o irmão... para descobrir que Tommy parece ter seguido em frente com a sua vida. Não foi exactamente isso que aconteceu, no entanto, e, quando os caminhos de ambos voltam a encontrar-se, o amor que nunca se perdeu realmente volta a acender-se. E, apesar da juventude de Jo e da reputação de Tommy, a vida é demasiado curta - e demasiado perigosa - para não agarrarem a felicidade onde puderem.
Embora seja essencialmente uma história independente, com novos protagonistas e novos perigos a enfrentar, há um prazer especial em ler este segundo livro depois de Pocketful of Dreams. Não só porque Mattie e Daniel continuam bem presentes neste livro, mas principalmente porque os Brogan são uma família encantadora e acompanhar a evolução desta família é um frazer em si mesmo. Além disso, não se trata apenas de uma história de amor. É também uma história sobre famílias - e o amor que as une - no mais negro dos momentos. É importante, por isso - e delicioso - seguir os seus caminhos desde o início.
Jo e Tommy são personagens muito fortes - e são também fruto das suas próprias famílias. A reputação de Tommy vem das acções do irmão, o mesmo irmão que, curiosamente, parece ter certos preconceitos em relação a Jo. Isto torna o caminho muito mais difícil - para não falar na guerra - mas faz também sobressair as suas forças. Jo, com a sua alegria, determinação e coração bom e generoso. Tommy, com o seu sentido de família, o orgulho na sua honestidade e a determinação em erguer-se acima da sua reputação manchada. Juntos, formam um belo casal, e a história torna-se muito mais forte devido a quem eles são.
E, bem, há a guerra - e é bastante impressionante a forma como a autora consegue fundir as histórias pessoas das suas personagens com um cenário meticulosamente construído e que reflecte na perfeição as agruras, o medo e a destruição causados pelos bombardeamentos. Confere mais complexidade ao livro, sem nunca perder nenhuma da beleza e do impacto emocional do que é acima de tudo uma história de amor em tempos de guerra.
Personagens fortes, um contexto brilhantemente desenvolvido e uma história cheia de amor e de afecto, ainda que com a sombra da morte a pairar sobre todos. É isto que torna este livro tão belo - e que faz dos Brogan uma família que vale a pena seguir nas suas tribulações. Sempre.

Autora: Jean Fullerton
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário