segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Tempo de Crises (Michel Serres)

Crise. Tem sido uma palavra recorrente ao longo dos últimos anos, mas é também uma palavra que abrange muito mais do que apenas as omnipresentes crises financeiras. O mundo mudou e, com essa mudança, trouxe novas crises. O domínio do homem sobre o mundo pode muito bem ser a causa da sua extinção, a não ser que se atinja um novo equilíbrio. É sobre estas crises - que aparentemente tudo abrangem - que se debruça este breve, mas surpreendentemente complexo, livro.
Apesar das suas aparentemente escassas cento e vinte páginas, desengane-se quem espera uma leitura simples. O autor tem uma visão bastante complexa do mundo e das suas crises e a forma como o analisa tem o condão de ser simultaneamente muito pragmática e muito elaborada. É, por isso, um livro que exigirá concentração, mas que, acima de tudo, proporciona muito material para reflexão.
É interessante que, apesar da linguagem elaborada, que torna a leitura inevitavelmente mais pausada, bem como das múltiplas referências a outras obras do autor, as ideias essenciais são, ainda assim, bastante fáceis de reter. As hierarquias do mundo, as crises resultantes do domínio, as nossas possibilidades (boas e más) abertas pela tecnologia e a possibilidade de um novo equilíbrio são elementos bastante claros a sobressair da exposição global. E, assim, de um desenvolvimento simultaneamente breve e profundo, emerge um conjunto de pontos relevantes, sendo estes que ficam gravados na memória.
Sendo certo que o mais importante de um livro é sempre o conteúdo, importa, ainda assim, mencionar o aspecto visual. Com o vermelho característico desta colecção, destaca-se também por ser um livro diferente, o que contribui também para o tornar memorável. Faz também um certo sentido, neste caso, aplicar a cor vermelha a um livro sobre crises. Ou não fosse ele também um interessante alerta.
Complexo, na escrita e no conteúdo, mas, ainda assim, estranhamente cativante: assim se poderá resumir este pequeno, mas vastíssimo livro. Um livro breve, mas acima de tudo relevante. Ou não fossem as crises o seu tema.

Título: Tempo de Crises
Autor: Michel Serres
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário