sábado, 25 de abril de 2009

O Festim dos Corvos (George R. R. Martin)

Génio e originalidade são características a que o autor de As Crónicas de Gelo e Fogo nos habituou desde o início da saga. E, se, quando comparado ao agitadíssimo A Glória dos Traidores, nos deparamos agora com um ritmo bem mais calmo, a sucessão de intrigas e planeamentos que percorrem as páginas deste volume não desiludem, de forma alguma, os fãs da saga.
Muitas mudanças percorreram a saga até agora. Personagens que odiávamos conseguiram conquistar o nosso coração, enquanto que, apesar dos vários aspectos que nos vão sendo desvendados, outros permanecem para nós, como dignos de louvor ou de desprezo. E se, neste volume, várias das personagens que nos cativaram se encontram ausentes, também ficamos a conhecer novos intervenientes deste grande jogo de tronos, bem como novos pormenores das acções e dos carácteres dos nossos "amores e ódios de estimação".
Não tem o ritmo do volume anterior, é verdade, mas o que se perde em confrontos e momentos de tensão é amplamente compensado pelas visões e intrigas de corte com que somos brindados neste novo livro. As Crónicas de Gelo e Fogo são, sem dúvida, do melhor que o fantástico actual tem para oferecer e este livro, de leitura cativante, história e ambiente complexos e diversificados, e personagens devastadoramente reais na sua fusão de bem e de mal, não falhará, de forma alguma, às expectativas dos leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário