domingo, 20 de setembro de 2009

Passageiros da Neblina (Montserrat Rico Góngora)

A 23 de Setembro de 1930, depois de ter vindo a Portugal com a desculpa de conhecer pessoalmente o poeta Fernando Pessoa, Aleister Crowley, o misterioso mago inglês, desaparece, sem deixar rasto, na Boca do Inferno. E é a partir deste facto que, neste livro, a autora desenvolve uma intrigante história de mistério, vingança e morte.
Se este livro é dividido em duas partes, bem poderiam ser dois tomos distintos, tais são as diferenças que as separam. A primeira parte, mais leve e com mais acção, centra-se na investigação do misterioso desaparecimento de Crowley. Ao chegar à segunda parte, contudo, e ao mergulhar mais profundamente no passado, os mistérios, e com eles as revelações, adensam-se, resultando numa abordagem densa, mas precisa e completa, da época histórica, dos mitos e rituais maçónicos e das enigmáticas figuras que povoam o enredo deste Passageiros da Neblina.
Não poderia, afinal, andar mais longe da clássica história de mistério. Aqui, o ambiente histórico e as peripécias invulgares das gentes são mais importantes que a descoberta de um culpado. E é isso mesmo que torna este livro fascinante: a fusão do mistério com a precisão do romance histórico, para revelar, afinal, as ligações mais improváveis.
Não será um livro para aqueles que apreciam fundamentalmente as leituras mais leves. Para os interessados nas estranhas vidas de Fernando Pessoa ou de Aleister Crowley, ou ainda na cultura e rituais maçónicos do século XIX, este é um livro que, para além de magistralmente escrito, tem muito a ensinar. Eu gostei muito.

NOTA: E a propósito deste livro, não esquecer o colóquio "Crowley e Pessoa - Realidade e ficção", a decorrer no ia 23 de Setembro pelas 18h30, na casa Fernando pessoa, com a presença (entre outros) da autora de Passageiros da Neblina.

4 comentários:

  1. Já leste o livro. Eu também quero e muito ler este romance. No entanto quero primeiro ler o do David Soares, o primeiro que ela escreveu - agpora não me lembro do nome -, e que também aborda um "encontro" com as mesmas duas figuras.

    Entretanto o livro vai ser enviado para um dos colaboradores :)

    ResponderEliminar
  2. Hm, quem será esse colaborador...eheh. Eu também estou muito curioso com este romance. Parece ser super original. Sempre achei que o Fernando de Pessoa tinha algo de místico e misterioso na sua vida, portanto acho que vou gostar =)

    ResponderEliminar
  3. Olá, meninos.
    O livro é realmente muito bom, apesar de ser um pouco denso, principalmente por ter muita narração e pouco diálogo. Mas é uma excelente leitura para os interessados no Fernando Pessoa.
    Quanto ao livro do David Soares... Ainda não li nada dele, mas tenho bastante curiosidade acerca desse livro. (lá está, por causa do Fernandinho :) ). Vamos ver quando tenho tempo e oportunidade de comprar e ler.

    ResponderEliminar
  4. Devo discorda da crítica. O livro tem quase nada sobre Pessoa e Crowley, sustentando-se sobretudo em personagens fictícias. O livro do David é muito superior, para quem espere realmente Pessoa e Crowley como personagens.

    Nuno
    http://umfernandopessoa.blogspot.com

    ResponderEliminar