domingo, 1 de novembro de 2009

A Sociedade do Sangue (Susan Hubbard)

Ariella tem 12 anos e vive numa antiga mansão vitoriana com o seu pai, Raphael Montero. Este é, para além de um misterioso cientista, um homem soturno e de uma cultura invulgar, que educa a sua filha em casa, afastando-a do mundo em seu redor. Mas, quando os acontecimentos estranhos começam a suceder, Ariella começa a perguntar-se sobre a verdadeira natureza do seu pai e acaba por partir em busca da sua mãe.
Numa altura em que as histórias de vampiros parecem estar na moda, este livro pode parecer apenas mais um. Para mim, contudo, existem algumas características que o diferenciam da maior parte do que tem sido recentemente publicado. Neste livro, Susan Hubbard mistura de uma forma curiosa o mistério e a natureza invulgar do vampiro clássico com a convivência em sociedade, a beleza e a serenidade do vampiro moderno. Além disso, os elementos científicos dispersos ao longo da história dão a este livro um novo toque de actualidade.
Mas o que mais me encantou ao longo desta leitura não foram essas características. Primeiro, a partir do momento em que Ariella parte em busca da sua mãe, há vários momentos em que quase me esqueci de que esta era uma história de vampiros, aparecendo-me como um romance em que a sua protagonista parte na busca da sua identidade. É uma vampira, mas, por momentos, quase poderia ser humana. Além disso, a autora restringe-se ao essencial. Não perde tempo com descrições desnecessárias, dando-nos simplesmente, e com uma escrita clara e fluída, a história que pretende contar. Por último, ao narrar a história do ponto de vista de Ariella, dá-nos uma proximidade emocional com a personagem e os seus conflitos.
Para quem prefere os vampiros clássicos, criaturas das trevas interiormente malévolas, talvez este não seja o tipo de livro. Para os apreciadores dos vampiros dos tempos modernos, se procurarem uma coisa um pouco diferente, mas com alguns pontos em comum (nomeadamente, a convivência em sociedade e uma pequena dose de romantismo) com o que se tem recentemente publicado, então este é um livro que irão apreciar.

1 comentário:

  1. Olá carla, acho que vou gostar de ler este livro, tenho mesmo de o comprar:)))
    Bjinhos

    ResponderEliminar