terça-feira, 21 de junho de 2011

História do Ladrão do Corpo (Anne Rice)

Seguir regras é algo alheio à natureza de Lestat de Lioncourt. E o passar do tempo, tal como o desenvolvimento dos seus poderes, tornou-o ávido de novas experiências. Assim, quando o seu caminho se cruza com o de Raglan James, é-lhe impossível, apesar de todos os avisos, recusar a proposta que ele lhe apresenta. Pois, na sua existência eterna, Lestat pergunta-se... Não será retornar à humanidade o desejo de qualquer vampiro? E não valerá essa experiência qualquer risco?
É na personalidade de Lestat, ousada, complexa e por vezes contraditória, que reside a grande força desta série. E a sua natureza volta a revelar-se em toda a sua força neste livro. Com a ambição de quem tem de conseguir quanto deseja, mas também com uma certa amargura de quem viveu muito e perdeu algo ao longo do caminho, é o próprio Lestat quem dá voz ao seu percurso, transmitindo, de uma forma muito pessoal - e que reflecte na perfeição as contradições da sua natureza - tanto os seus momentos de arrogância, como as suas falhas e demónios interiores.
Há alguns momentos em que, neste livro, as acções de Lestat se tornam previsíveis. Aqui, marca particularmente a sua ingenuidade perante as intenções de Raglan James, já que, para o leitor, não é difícil adivinhar o que vai acontecer. Este é também, ainda assim, um novo reflexo da arrogância que, inevitavelmente, define a personalidade do vampiro e a história das suas consequentes dificuldades compensa amplamente esses elementos expectáveis.
Ainda de referir os momentos de vulnerabilidade do protagonista e a forma como estes se relacionam com o percurso de outras personagens. A recusa de Louis, a breve aparição de Marius e a constância de David (esta particularmente marcante pela forma como virá a ser "recompensada") dão emotividade a um mundo de que Lestat é a figura central, mas não a única cujos sentimentos e experiências importam.
Não tem a complexidade ou a força de personagens de, por exemplo, A Rainha dos Malditos. Ainda assim, esta História do Ladrão de Corpo dá continuidade às aventuras de uma personagem fascinante e, como tal, com os seus momentos marcante se o seu percurso cativante, não poderia deixar de ser uma boa leitura.

1 comentário:

  1. Olá, passando aqui pra dar uma conferida no seu blog (está ótimo) e para lembrar que está no ar o teaser do novo capítulo de “Illegitimate”. O capítulo completo está previsto para 28/06/11. Te vejo no POET http://pagesoferasedtext.blogspot.com/ Ate mais!

    ResponderEliminar