quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Promessa de Sangue (Richelle Mead)

Para Rose Hathaway, tudo mudou. Uma das vítimas do ataque à Academia São Vladimir foi o homem que amava e, em tempos, Rose prometeu-lhe que o livraria da maldição de ser um Strigoi - da única forma possível. Mas, para isso, Rose teve de deixar o lugar que conhecia - e a sua melhor amiga - e, ao seguir as pistas do que conhecia sobre Dimitri, o seu caminho leva-a até à Sibéria. E, enquanto Rose segue um plano que, ainda que pouco definido (e um pouco suicida) é aquilo que tem de fazer, novos elementos chegam à Academia. Mais uma vez, há uma ameaça sobre Lissa Dragomir. E Rose não está lá para intervir...
É interessante a forma como Rose evolui de livro para livro, sem por isso perder as características que a definem. Continua presente um muito peculiar sentido de humor, uma noção de lealdade relativamente firme (tendo em conta as circunstâncias) e a determinação que, desde o primeiro volume, a tornou uma protagonista cativante. Até as más escolhas, ditadas por um temperamento algo impetuoso, acabam por contribuir para pôr em perspectiva as forças e vulnerabilidades de Rose. Mas houve também muito que mudou, e os acontecimentos do passado deixaram marcas que são evidentes. A perda e a saudade são claras, e bastante desenvolvidas, principalmente na fase inicial do livro.
Toda a situação entre Rose e Dimitri basta para criar uma boa dose de tensão e emoção, mantendo, por si só, uma base cativante para a narrativa. Mas, ao juntar a isto os desenvolvimentos a nível dos poderes dos Moroi e o que vai acontecendo - e mudando - na Academia, a autora constrói uma história um pouco mais completa, em que a distância não significa um afastamento total das experiências anteriores. Permanece, assim, o elo entre Rose e Lissa, uma ligação da qual novas características são agora desvendadas, mas que parece ter ainda mais para desenvolver.
Com a mesma escrita cativante dos volumes anteriores, e uma história que vai crescendo em intensidade a cada novo livro, Promessa de Sangue cativa pela história, marca pelo aspecto emocional e deixa muita curiosidade pelas muitas possibilidades em aberto na conclusão. Mais um bom livro numa série a seguir.

1 comentário:

  1. Eu adorei esta série. O crescimento da protagonista é bem visível ao longo dos livros, vemos como todas as suas experiências contribuem para aquilo em que Rose se vai transformando. Ela tem dilemas, fantasmas e é tudo bastante credível, ainda que o mundo seja fantasioso.

    ResponderEliminar