quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Palavras Nossas - volume I

Trinta autores, um projecto comum e muita, muita poesia são os elementos que definem esta antologia. Registos e temas muito diversos, em estilos que variam de uma simplicidade quase popular a opções estruturais mais complexas, fazem com que este livro tenha muito para descobrir.
E a diversidade é, de facto, um grande trunfo. Com temas que oscilam do mais pessoal a um certo tom de crítica social, poemas mais livres ou mais cingidos a normas de rima e métrica e, claro, visões muito diferentes do mundo e da vida, é apenas natural que diferentes leitores encontrem diferentes preferências. Há, portanto, um pouco de tudo para todos os gostos, do romântico ao sombrio, do introspectivo ao tomar de uma posição ante o estado do mundo.
Tratando-se de uma obra que representa, essencialmente, o trabalho de autores desconhecidos, e principalmente por se tratar de um género com relativamente pouca visibilidade, é sempre interessante descobrir um projecto como este. Independentemente dos gostos e critérios de cada leitor, há sempre alguns poemas que ficam na memória, já que cada autor tem uma forma muito própria de construir poesia. É também uma boa forma de dar a conhecer o trabalho dos vários autores, sendo de destacar (mais uma vez) a diversidade que permite cativar diferentes leitores.
Trata-se, portanto, de uma leitura agradável, onde, como é natural, há trabalhos que se destacam mais que outros, quer pelas opções a nível de forma, quer por um conteúdo mais atractivo. Mas é também no contraste entre as diferentes formas de escrita que se define o que resulta como um livro cativante e interessante. Gostei.

5 comentários:

  1. Gostei da tua opinião sobre o Palavras Nossas, obrigado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante... Obrigada, pelo acolhimento a "PALAVRAS NOSSAS" , projecto concretizado num "abraço poético", também meu...

    Saudações c poesia!!!

    ResponderEliminar
  3. Palavras Nossas tem a garantia de qualidade da inspiração das Montanhas maronesas... Grea Bode!

    ResponderEliminar
  4. Uma excelente síntese do conteúdo do Palavras Nossas do qual sou co-autor!

    ResponderEliminar
  5. Venho agradecer a excelente crítica e acolhimento à Colectânea de Poesia bem como o seu contributo para nos dar a conhecer de uma forma isenta e positiva. Grata e seu dispor,
    Maria João Nunes ( Blogue A Arroba das Palavras)
    ( co-autora)

    ResponderEliminar