sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O Funeral da Nossa Mãe (Célia Correia Loureiro)

Carolina é uma mulher com muitas sombras no passado. É por isso que, antes de pôr fim à vida, decide deixar às três filhas uma carta com as suas últimas vontades. Desejos que são, na verdade, invulgares. Após a sua morte, Carolina deseja que as filhas, vindas à terra para o seu funeral, fiquem por lá até ao fim das festividades - e que participem. Mas, para Inês, Luísa e Cecília, tão diferentes em temperamento como em modo de vida, esse regresso às raízes será mais que uma concessão às vontades da mãe. Será também uma viagem aos mistérios do passado, ao da mãe e também ao delas, numa viagem nem sempre agradável, mas reveladora.
Centrado, em grande medida, nas relações e afectos familiares, mas também no amor e nas muitas barreiras e escolhas que definem o seu caminho, este é um livro que tem nas emoções um dos seus grandes pontos fortes. Tanto nas personagens como na sua história, as tensões e revelações marcam pelo impacto emocional que exercem, nas personagens e no leitor. O resultado é uma história rica em momentos intensos e situações marcantes, quer no grande mistério em torno do passado de Carolina, quer nas histórias e afectos pessoais das suas filhas.
O outro ponto forte é a capacidade de prolongar o mistério, surpreendendo a cada nova revelação. Ao ser desenvolvida de forma gradual, por entre os momentos respeitantes ao funeral e as memórias de cada uma das filhas, a história de Carolina permite uma certa medida de especulação, que, por todas as possibilidades levantadas, confere maior impacto quando a verdade é revelada. Além disso, esse mistério maior complementa-se com ligações mais discretas, mas igualmente relevantes, expandindo a história em complexidade e em força.
Quase todas as personagens mais relevantes apresentam alguns traços de carácter bastante vincados, resultantes essencialmente do passado, mas também com relações à natureza intrínseca de cada uma. Há, ainda assim, possibilidades de mudança com o desencadear das revelações, e uma complexidade de carácter que, ao revelar o melhor e o pior em diferentes circunstâncias, permite mostrar a falibilidade das personagens e, ao mesmo tempo, as suas características mais empáticas.
Há, ao longo de todo o livro, uma componente descritiva considerável, principalmente a nível de ambientes e de ideologias, o que torna o ritmo de leitura um pouco mais pausado. Ainda assim, a envolvência nunca se perde, já que a escrita cativante, a aura de mistério em torno de certos acontecimentos e os momentos de maior impacto contribuem para manter a curiosidade em saber mais. Disto resulta uma leitura que, não sendo compulsiva, nunca deixa de ser cativante, e que surpreende pela força das emoções que evoca.
Mistério e emoção nas medidas certas são, pois, o que mais marca nesta história de afectos e segredos familiares, com vários momentos intensos a servir de base a um retrato complexo e equilibrado do amor nas suas mais diferentes formas. Envolvente e surpreendente... Muito bom.

3 comentários:

  1. Finalmente consegui este livro, mas por encomenda apenas. Não sei porque esta editora não envia os seus livros para as livrarias, vi muitos blogs com a divulgação deste livro o que me despertou a curiosidade... mas nas livrarias nada.

    ResponderEliminar
  2. Cara Carla
    Os livros da Alfarroba são distribuídos normalmente pelo mercado livreiro. Alguma dificuldade em encontrar um título em particular, queira contactar-nos.
    Obrigado pelo interesse.

    Alfarroba

    ResponderEliminar
  3. Um grande agradecimento à Carla Salgado pelo interesse em ler-me :)

    Fico à espera de saber se gostou.
    Pode contactar-me para ccorreialoureiro@gmail.com

    Boa semana!

    ResponderEliminar