domingo, 22 de fevereiro de 2015

O Endurance (Caroline Alexander)

O objectivo era protagonizar o único feito que faltava na história da exploração: atravessar a Antárctida. E foi com esse objectivo em vista que Ernest Shackleton escolheu a dedo a equipa que o deveria acompanhar na viagem do Endurance e, depois, na travessia a pé. Mas, como muitas outras, também essa missão estava destinada ao fracasso. E, ainda assim, pela inimaginável luta pela sobrevivência e pelos feitos que esta envolveu, era uma missão destinada a ficar para a história. 
Conjugando as fotografias da época com um relato baseado nos dos próprios envolvidos, este é um livro que tem como principal ponto forte a ampla perspectiva que traça da jornada do Endurance e dos seus tripulantes. Citando os diários de vários dos tripulantes, e complementando o relato com os pontos essenciais do contexto da época, a autora cria uma narrativa que, detalhada e precisa em todos os aspectos, consegue transmitir uma imagem muitíssimo clara dos acontecimentos.
São, é claro, os factos que se destacam nesta narrativa e, por isso, é inevitável um registo mais distante. Ainda assim, as citações dos diários e a narração das duras condições a que a tripulação do Endurance teve de sobreviver contribuem para atenuar essa distância. É fácil reconhecer o medo, o impacto das perdas, a incerteza, mesmo quando não têm expressão clara. E assim, o percurso da expedição torna-se mais interessante por associar as dificuldades aos rostos e às vidas que as atravessaram.
Também as fotografias reforçam esse impacto. Tiradas por Hurley, um dos envolvidos na expedição, transportam para a imagem a verdadeira dimensão das circunstâncias vividas. E, neste caso, uma imagem vale mesmo mais que mil palavras, já que muitas delas acabam por ter tanto ou mais impacto que o texto que as acompanha.
Ainda uma última nota para referir o desenvolvimento do contexto global e das vidas dos exploradores depois do Endurance. Tanto um como o outro tornam a narrativa mais completa, o primeiro porque permite conhecer melhor as circunstâncias da expedição, desde a partida ao turbulento final, e o segundo porque cria uma impressão de continuidade, do que veio depois do fim da luta - e do início de outras lutas.
Trata-se, portanto, de uma leitura envolvente e interessante, muitíssimo detalhada na forma como traça o percurso da expedição e o contexto em que esta decorre, e sempre cativante, ainda que, necessariamente, de ritmo pausado. Uma boa leitura, em suma.

1 comentário:

  1. Olá!
    Adorei o que escreveste sobre este livro e fiquei mesmo com muita vontade de o ler.
    Obrigada pela partilha
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar