terça-feira, 5 de julho de 2016

Dicionário de Palavras Supimpas (José Alfredo Neto)

Dicionários há muitos. Grandes, pequenos, assim-assim, mais ou menos completos e mais ou menos úteis consoante o uso que se lhes pretende dar. Mas o que dizer de um dicionário que tem como critério fundamental para a inclusão de uma palavra o facto de ela ser - muito, pouco ou nada - supimpa? É essa a ideia na base deste pequeno, mas fascinante dicionário, em que todas as palavras encontram uma definição peculiar e... sim, tão supimpa como a própria palavra que se pretende definir.
Antes de qualquer comentário adicional ao conteúdo (ou à forma) deste livro, há uma coisa que é imperativo dizer: desengane-se quem espera que este livro seja um dicionário normal. Não é disso que se trata - nem parece ser esse o objectivo. Aqui, não há definições objectivas centradas no significado das palavras ou dos seus respectivos sinónimos, mas antes uma perspectiva mais invulgar. Por vezes, o dito significado passa para um segundo plano ou prima até pela ausência, dando lugar a considerandos mais peculiares.
Para que serve, então? Primeiro, para enriquecer o vocabulário. Sim, nem todos os significados são claros à primeira vista, mas, na pior das hipóteses desperta-se curiosidade para o saber e, na melhor, fica-se com uma ideia bem mais nítida e divertida do conceito. E, acima de tudo, e por falar em diversão, serve para proporcionar uma leitura cativante, surpreendente, deliciosamente divertida - e com a qual se aprende também alguma coisa. As definições poder ser bizarras, peculiares, inesperadas, e o mesmo se pode dizer das observações que as acompanham. Mas há algo de delicioso em tudo isto e a verdade é que este dicionário supimpa (sim, a palavra assenta-lhe como uma luva) lê-se de uma ponta à outra com a mais agradável leveza.
E, a acrescentar a este rol de conceitos invulgares (mas, em muitos casos, surpreendentemente certeiros) há ainda as ocasionais ilustrações, que, além de tornarem o livro mais bonito, acrescentam uma nova perspectiva a algumas das definições mais interessantes.
Supimpa seria, pois, uma boa palavra para descrever este livro, que, reunindo palavras peculiares e dando-lhe uma definição ainda mais peculiar, se assume como uma forma divertida de descobrir várias palavras (infelizmente) pouco utilizadas. Uma bela surpresa, portanto, e um dicionário para ler do início ao fim. 

Título: Dicionário de Palavras Supimpas
Autor: José Alfredo Neto
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário