quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Não se Brinca com Coisas Sérias (Amílcar Monteiro)

Não se brinca com coisas sérias. Ou brinca? E, se não, então onde é que se definem os limites daquilo com que se pode ou não brincar? É esta a pergunta que surge, desde logo, ao ler o título deste livro que, composto por um conjunto de textos humorísticos sobre vários temas, reforça, a cada novo texto, essa mesma questão. É que cada leitor tem os seus pontos sensíveis e as suas particularidades em termos de sentido de humor. E, dada a diversidade de temas e de abordagens que surgem neste livro, haverá sempre sentimentos e reacções diferentes dependendo de cada leitor e de qual dos textos está este a ler.
Esta leitora em particular tem sentimentos ambíguos. Há alguns textos que roçam a genialidade na forma como reflectem certos pensamentos, atitudes e até mesmo fórmulas. Outros, parecem ir longe demais - ou, pelo menos, longe demais para o meu sentido de humor. E o resultado são esses tais sentimentos ambíguos: adorando alguns textos, reconhecendo noutros a criatividade e de outros ainda não retirando grande coisa. Ora, também isto reforça a tal questão: quão longe é longe demais? E haverá resposta. Se há, não deve ser assim tão simples.
Temáticas e preferências pessoais à parte, há ainda um outro aspecto que importa mencionar: a escrita. Apesar de um ou outro descuido de revisão (felizmente, pouco frequentes) o estilo de escrita é, no geral, bastante fluido e cativante. É possível imaginar a voz do autor (ou do protagonista de um determinado texto) a contar a sua história, e acompanhar essa mesma história sem grandes quebras. Além disso, sendo todos os textos bastante curtos, sobressai também a capacidade do autor de se cingir ao essencial, o que não deixa de ser também uma qualidade importante.
É um livro divertido? Sim. É uma leitura confortável? Nem sempre. Mas, acima de tudo, a impressão que fica é a de um conjunto de textos bastante interessantes e diversos, capazes de agradar a diferentes predilecções humorísticas e, portanto, a diferentes leitores. Uma boa leitura, pois.

Título: Não se Brinca com Coisas Sérias
Autor: Amílcar Monteiro
Origem: Ganho num passatempo

1 comentário:

  1. Creio que o texto mais difícil de criar, seja o texto humorístico. Lembrei de Eça em A RELÍQUIA. Se é um confortável no humor, já seria meio caminho à minha predileção. Grato. Laerte.

    ResponderEliminar