quarta-feira, 5 de abril de 2017

Se Eu Fosse Tua (Meredith Russo)

Amanda tem muito de novo a que se adaptar. Acaba de se mudar para casa do pai, para uma escola nova e não conhece praticamente ninguém. Além disso, experiências passadas deixaram-na numa posição em que prefere proteger-se para não sofrer. Mas, num ambiente completamente novo, Amanda precisa de conhecer pessoas, fazer amigos. E isso implica dar-se a conhecer. Mas, quando se traz consigo um segredo tão grande, mostrar-se como é não é fácil. E apaixonar-se – sabendo que, mais cedo ou mais tarde, terá de contar a verdade – é ainda pior…
A melhor palavra para descrever este livro é, sem dúvida alguma, relevante. Na forma como aborda as questões de género, projectando-as para uma fase tão difícil como é a adolescência e, ainda por cima, num cenário de mentalidades difíceis de mudar, esta é, desde logo, uma história com a qual se pode aprender muito. E bastaria o tema – e a forma intensa e realista com que a autora o aborda – para fazer com que valesse a pena descobrir este livro. Mas a verdade é que qualidades não lhe faltam – e o impacto global é bastante impressionante.
Dessas muitas qualidades, sobressai a forma como a autora constrói a história e a personalidade da protagonista e daqueles que a rodeiam. Não há nada de fácil no caminho de Amanda – no presente, tal como no passado que a levou até ali. E, nesse longo percurso de descobertas e de dificuldades, há todo um conjunto de momentos marcantes, num crescendo de intensidade que, partindo da leveza possível, culmina num final muito emotivo.
Destaca-se também a escrita que, aparentemente sem grandes elaborações, se ajusta na perfeição à voz da protagonista. Leve nos momentos descontraídos, evocativa nos picos emocionais, centrada no que está a acontecer, mas sem esquecer os pensamentos, as percepções, as emoções. A voz que narra a história é a voz de Amanda – e ajusta-se na perfeição às suas características.
Ficam questões em aberto? Ficam. Mas, tendo em conta que toda a história de Amanda se passa num momento de viragem, não só na sua adaptação a um novo ambiente, mas também rumo a uma nova percepção do seu valor, faz todo o sentido que tudo acabe como acaba. O resto… bem, fica à imaginação do leitor.
Intenso, emotivo, surpreendente… e muito, muito relevante. É esta a ideia que fica deste tão cativante Se Eu Fosse Tua. Uma história de identidade e de diferença. E, acima de tudo, de aceitação. Recomendo.

Título: Se Eu Fosse Tua
Autora: Meredith Russo
Origem: Recebido para crítica

1 comentário: