quarta-feira, 17 de maio de 2017

Os Livros do Rei (David Machado e Gonçalo Viana)

A terra tremeu, a cidade desmoronou e, após a morte do pai, eis que um rei muito jovem sobe ao trono. Agora, é preciso reconstruir o reino e a melhor inspiração a que o novo rei pode recorrer é a dos muitos livros que leu. Assim, com toda a imaginação do mundo ao seu dispor, dá ordens à medida dos seus sonhos para uma cidade como a antiga, mas melhor. Mas, ainda que os sonhos não tenham limites, é preciso conciliar o ideal com o possível, de modo a fazer do sonho realidade.
Muito breve, muito simples... e, contudo, estranhamente delicioso... este é o tipo de livro infantil que tanto faz as delícias de crianças como de adultos? Porquê? A resposta é também muito simples. A história, simples, mas muito criativa, é todo um convite à imaginação das crianças. E a mensagem - a tal que equilibra sonho e realidade - é também uma boa lembrança para os adultos de que nem tudo é possível, mas isso não é desculpa para deixar de sonhar.
Sendo um livro pequeno e escrito numa linguagem bastante acessível (mas não, note-se, demasiado simplista) pode ser também um belo incentivo à descoberta da leitura desde muito cedo. Aliás, além de ser uma leitura cativante, o incentivo à leitura vai um pouco mais longe, pois é a relação do novo rei com o que descobriu nos livros que move o percurso de toda a história. E que melhor forma para salientar a imensidão de mundos que se esconde já ao virar da página? Nem é preciso dizer muito sobre o assunto - basta a ideia de uma reconstrução melhor segundo os livros. Reconstrução que assenta tanto na imaginação, como na percepção de que também há um lado nas histórias que é simplesmente imaginário e irrealizável - e que não há mal nenhum nisso.
E depois há o aspecto visual, sempre relevante neste género de livros e que, neste caso em concreto, parece ajustar-se na perfeição à história que tem para contar. Cheias de cor e adaptando-se perfeitamente à história, mas indo um pouco mais além ao conferir-lhe um aspecto inesperado e original, as ilustrações são o complemento perfeito a uma história que é, por si só, uma doçura. 
Tudo somado, fica a ideia de uma história simples, mas criativa, direccionada a um público mais jovem, mas igualmente capaz de encantar quem há muito deixou a infância para trás. Breve, mas cheia de beleza em cada pequeno pormenor, uma bela história sobre o valor da imaginação. Recomendo.

Título: Os Livros do Rei
Autores: David Machado e Gonçalo Viana
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário