quinta-feira, 1 de julho de 2021

O Espião Português (Nuno Nepomuceno)

André Marques-Smith tem uma vida dupla. Oficialmente, dirige o Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Nas sombras, trabalha para uma agência secreta que parece ter em mãos uma possível descoberta revolucionária. Mas nem o próprio André sabe como todo o seu mundo assenta em frágeis mentiras. E que a sua participação na busca pelos documentos do Projeto Lebodin pode fazer implodir todo o seu mundo.
Parte da magia de regressar, por assim dizer, a um livro onde já fomos felizes é a reconfortante sensação de reencontro. Com um protagonista carismático e vulnerável, um enredo cheio de choques emocionais e um ritmo absolutamente viciante, este é o tipo de livro em que se mergulha de cabeça, e é delicioso notar que essa impressão resiste à segunda leitura. Além disso, conhecer a história não lhe retira impacto: os grandes momentos têm a mesma força e não faltam pormenores para assimilar.
Quem ainda não conhece a história... não sabe o que anda a perder. E pode prepara-se para uma leitura empolgante, com um ritmo alucinante e cheio de surpresas. Povoada por um núcleo de personagens marcantes, humanas e capazes de inspirar emoções fortes. (Sim, vilões incluídos.) E há ainda um ponto que importa sempre destacar nesta história: o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, que se materializa em momentos de grande tensão e intensidade que contrastam com a emoção e a leveza (e também os dramas e dificuldades) das relações de amizade e familiares.
Voltando ainda ao André, sobressai ainda, mesmo num reencontro, a sua falibilidade. Não é uma personagem de atributos perfeitos. Tem sucessos e fracassos, rasgos de brilhantismo e erros de consequências pesadas. Tem força e vulnerabilidade e, acima de tudo, o coração no sítio certo. E é precisamente este equilíbrio de imperfeições que o torna... bem, perfeito.
Há livros que resistem à segunda leitura. E depois há os que se superam no regresso. Este é um desses. Intenso e viciante, emotivo e com deliciosos rasgos de leveza, cativa tanto pela sua teia de intrigas como pelo protagonista magistral. E continua a surpreender sempre, mesmo sendo os momentos já conhecidos. O reencontro perfeito, em suma, e uma história a que vale sempre a pena regressar.

Sem comentários:

Enviar um comentário