domingo, 30 de outubro de 2011

Cruz de Ossos (Patricia Briggs)

Depois dos acontecimentos das últimas semanas, impõe-se na vida de Mercy algum tempo de recuperação. Mas há qualquer coisa na caminhante que atrai problemas e quando Marsilia, senhora dos vampiros, descobre da responsabilidade de Mercy na morte de dois dos seus, a necessidade de estar alerta torna-se evidente. E eis que surge uma possibilidade de se afastar, por algum tempo, deixando os que ama em segurança ao mesmo tempo que presta auxílio a uma antiga amiga. Mas há algo de estranho nesse pedido de ajuda, que parece surgir numa altura demasiado... conveniente.
É algo de fascinante a forma como a autora consegue cruzar tantos tipos diferentes de sobrenaturais, sem que a narrativa perca fluidez ou força compulsiva. Depois de uma passagem pelo estranho mundo dos seres feéricos, são novamente os vampiros a destacar-se em Cruz de Ossos, mas os restantes sobrenaturais nunca são esquecidos. Na verdade, há neste livro uma curiosa interacção entre lobisomens, feéricos e vampiros, interacção que contribui para dar intensidade a um enredo cheio de acção, mas onde a personalidade e os dilemas das personagens nunca são esquecidos.
Há muitos pontos de interesse no desenvolvimento do enredo, tanto nos pequenos pormenores de interacção e protocolo das diferentes espécies (a hierarquia dos lobisomens, os rituais elaborados dos vampiros...), como nos grandes acontecimentos que dão forma a uma história principal surpreendente e cheia de momentos fortes. Ainda assim, não são apenas os grandes eventos a destacar-se e é, muitas vezes, nas pequenas coisas que se encontram os pontos de maior emoção. No desenvolvimento de valores como a lealdade (e esta destaca-se particularmente na complicada posição de Stefan), uma certa medida de espírito de sacrifício (na posição de Mercy para com Chad) e na protecção e apoio aos mais vulneráveis (sendo esta particularmente evidente na atitude de Adam, mas também de Samuel, para com Mercy na sua posição de fragilidade).
E, sendo o carácter da protagonista uma das grandes forças desta série, importa referir a sempre presente evolução a ocorrer em Mercy. O seu percurso de recuperação, a sua necessidade de agir da forma correcta, a sua tentativa de se abrir aos que a rodeiam e a descoberta de uma nova percepção para o passado são apenas alguns dos elementos que fazem de Mercy uma personagem cativante, tanto nas suas forças como nas fragilidades. Além disso, há algo de refrescante na forma como o romance é desenvolvido, já não como a eterna questão do triângulo amoroso, mas como o crescimento de uma relação mais estável.
Trata-se, portanto, de mais uma cativante história nas aventuras de Mercy Thompson, uma história cheia de acção e com muitos momentos fortes, tanto a nível de grandes acontecimentos, como de pequenas revelações. Intenso, viciante e com a medida certa de emoção, um livro muito bom.

1 comentário:

  1. Estou a mais de meio do livro e a gostar bastante, a Mercy é uma personagem muito divertida e carismática, que tem o condão de estar sempre metida em sarilhos... que nós adoramos acompanhar. :D

    ResponderEliminar