sábado, 1 de outubro de 2011

O Verdadeiro Tesouro dos Templários (Jacques Rolland)

Onde está (ou esteve) o tão cobiçado tesouro dos Templários? E o que é? Estas perguntas serviram por base a várias investigações, numerosas obras de ficção e não-ficção e umas quantas teorias da conspiração. E é também a estas mesmas perguntas que este livro pretende responder. De que era, afinal, constituído esse tesouro (se é que existiu) e que pistas foram deixadas e seguidas no decorrer da longa busca por uma resposta.
É interessante notar que, sendo um livro relativamente pequeno, o autor consegue criar uma visão bastante precisa das circunstâncias que definiram tanto a formação como a queda dos Templários. Analisando figuras de importância, influências e interesses vantajosos e desvantajosos, as escolhas certas e os grandes erros, sem deixar de fora as mudanças decorridas ao longo do tempo, o que é apresentado é um retrato bastante completo do que terão sido os elementos principais da história dos Templários. Há, é claro, muito mais a dizer sobre o assunto e o livro centra-se na temática do tesouro, deixando, nalguns momentos, a impressão de que algum conhecimento prévio é necessário para apreciar completamente a leitura - principalmente devido às muitas figuras importantes que são referidas.
Também interessante é o trabalho de explicação do simbolismo e de uma certa ambiguidade destes símbolos, podendo esta estar na base das muitas pistas mais ou menos credíveis que terão sido utilizadas na busca do tesouro. De forma sucinta, o autor apresenta os elementos essenciais das diferentes teorias, descrevendo inclusive as mais conhecidas pistas falsas.
Trata-se, pois, de uma leitura bastante esclarecedora e que, apesar da brevidade, apresenta um sólido conteúdo informativo. Não diz tudo o que há a saber sobre os Templários - nem me parece que seja esse o objectivo - , mas, no que a estes diz respeito, cria uma visão bastante clara do essencial, despertando curiosidade em ler mais sobre a temática. Muito interessante.

4 comentários:

  1. Por acaso o livro foi comprado nas P.Europa-America?
    Reparei que estava á venda e exposto na Montra.
    Nuno

    ResponderEliminar
  2. Deve ser interessante mesmo...tenho um filho que gosta muito desse tema...

    ResponderEliminar
  3. hmm, interessante... ainda não conhecia

    ResponderEliminar
  4. Streetwarrior: sim, é das Publicações Europa-América.

    ResponderEliminar