terça-feira, 7 de maio de 2013

A Verdade da Minha Percepção (Paulo Sousa)

Breves reflexões e considerações sobre a vida, num registo bastante pessoal que pretende, ao mesmo tempo, transmitir uma mensagem de persistência e de superação. Fragmentos de um pensamento, que, unidos, formam um todo maior e uma ideia bastante clara para uma visão da vida que pretende ser bastante positiva. E um conjunto de questões que, sempre vistas de uma perspectiva única e pessoal, acabam por tocar dúvidas e dilemas comuns a muitos. Assim são os pequenos textos deste livro. Assim é A Verdade da Minha Percepção. E o ponto forte deste livro são precisamente as ideias.
Dos dois aspectos a considerar neste livro (sendo eles a mensagem e a forma como é apresentada), é a nível de ideias que se encontram os elementos mais cativantes. Todo o livro é construído de uma perspectiva muito pessoal e num tom bastante introspectivo. As ideias e a forma de encarar a vida são definidas pela experiência de quem as narra e, desta forma, há uma perspectiva da vida enquanto cenário individual. Isto implica uma certa medida de repetição, já que há algumas ideias recorrentes ao longo dos diferentes fragmentos, mas também um reforço da mensagem comum a todos os textos. Além disso, e apesar das semelhanças entre os vários textos, há expressões surpreendentes em vários deles, o que acaba por acrescentar um elemento de surpresa, mesmo quando o essencial da mensagem é já facilmente assimilável.
A nível de escrita, evidenciam-se uma fragilidade e uma peculiaridade. A fragilidade diz respeito às ocasionais gralhas e a algumas confusões entre "à" e "há", lapsos que, em textos tão breves, acabam por sobressair. A peculiaridade está na - aparentemente propositada - forma de construção de algumas frases, dividindo-as em elementos simples, ou, por vezes, em fragmentos incompletos. Claro que isto causa uma certa estranheza, a início, e nem em todos os casos resulta da melhor forma, mas há vários textos em que essa opção realça a ideia, como que numa tentativa de reforçar a mensagem.
Todos os textos são bastante curtos, o que faz com que as ideias sejam resumidas ao essencial. Haveria, talvez, mais a dizer sobre algumas das questões, mesmo tendo em conta que algumas das ideias se repetem ou complementam em diferentes fragmentos. Ainda assim, há bastante de interessante nestes textos e algo de cativante na forma como, de uma mensagem fácil de reconhecer, surgem algumas frases particularmente marcantes.
Este é, portanto, um livro que, feito de textos breves e com uma base bastante simples, consegue, ainda assim, cativar pela peculiaridade de uma escrita em que algumas frases surpreendentes realçam uma mensagem que é, no fundo, muito pessoal. Uma leitura agradável, em suma, com alguns momentos especialmente interessantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário