sábado, 21 de outubro de 2017

The Room by the Lake (Emma Dibdin)

Incapaz de lidar com os problemas na sua vida, Caitlin mudou-se impulsivamente para o outro lado do oceano, mas agora sente-se só e perdida. Não sabe ao certo o que fazer, por isso limita-se a vaguear, tentando encontrar alguém e deixar para trás o nevoeiro que lhe turva os pensamentos. E então, um dia, conhece Jake e ele parece ser tudo o que ela tem andado a procurar. Até que uma promessa de conhecer a família dele se transforma em algo diferente. Junto ao lago, um grupo de apoio isolado vive em comunidade, partilhando tudo uns com os outros. Mas há algo de estranho nesse grupo e, embora Caitlin questione o que se passa à sua volta, a necessidade de pertencer é mais forte que as dúvidas. Não tarda, os seus pensamentos começam a ficar turvos e o seu maior medo começa a emergir-lhe da própria mente… Fugir deixou de ser possível. Ou talvez nunca tenha sido.
Um dos aspectos mais intrigantes deste livro é que, embora leve o seu tempo a chegar às partes assustadores, há sempre nele uma certa aura inquietante, como uma estranha sensação que diz que há coisas mais negras para vir. E assim, o que começa como uma história um pouco triste (embora intrigante) sobre uma rapariga que deixou tudo para trás para não encontrar nada melhor do outro lado, não tarda a transformar-se numa narrativa mais perturbadora, sobre pessoas que parecem viver em tranquila comunhão, mas que na verdade guardam segredos no seu seio. Tudo evolui gradualmente, mas de forma envolvente. E, à medida que as páginas passam, a intensidade aumenta. E os últimos capítulos… bem, são simplesmente assustadores.
Também surpreendente, e uma das grandes forças deste livro, é o facto de, apesar de haver segredos perturbadores e episódios assustadores a acontecer, o caminho nunca é previsível. A comunidade não é, obviamente, o refúgio que devia ser, mas as coisas más que acontecem nunca são as mais expectáveis. E, ao contar a história do ponto de vista de Caitlin, o impacto deste percurso sai reforçado, pois muitos dos segredos obscuros têm origem na manipulação da mente, e a autora dá-lhe o tom ideal ao narrar tudo pela voz por vezes confusa da protagonista.
Há também muitas questões relevantes a ter em conta ao longo desta história: a ideia de comunidade e as possibilidades de adaptar este conceito a intenções perversas; a doença mental e o impacto que tem sobre a família; a impressão de crença, de querer, e como a mente constrói narrativas reconfortantes para se adaptar ao objectivo desejado. Tudo isto está, de algum modo, presente na história de Caitlin e o facto de estas questões pertinentes surgirem da narrativa de forma totalmente natural e sem diluírem a intensidade global do enredo é outra das muitas qualidades deste livro. E, no fim, tudo o que precisa de ser dito está lá. E o que não está… bem, faz sentido que fique por dizer.
A soma de tudo isto é, portanto, um livro intenso e misterioso, com grandes (mas falíveis) personagens e uma história que vagueia pelos labirintos da mente para criar uma teia de intensas e intrigantes surpresas. Envolvente, inesperado e fascinantemente construído, uma leitura bastante impressionante, e um livro que não posso deixar de recomendar.

Título: The Room by the Lake
Autora: Emma Dibdin
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário