segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Escape Book (Iván Tapia)

Candela Fuertes é uma jornalista empenhada que nunca larga um caso - principalmente quando estão em jogo manobras financeiras que podem arruinar a vida de milhões. Mas a sua busca de provas contra Anastás Vecha deixou-a numa situação de vida ou morte. Fechada no Dédalo, o elaborado sistema de segurança do magnata, Candela tem sessenta minutos para resolver os enigmas e encontrar o que procura. Caso contrário, não sairá viva daquele labirinto.
Transpondo para livro o conceito por trás do fenómeno das escape rooms, este é um livro que, mais que pela história em si, cativa pela forma interactiva e desafiadora com que propõe ao leitor desvendar cada enigma para passar à sala seguinte. É como se, ao decifrar cada enigma e ao saltar para o episódio seguinte, fosse possível acompanhar a provação de Candela, de dificuldade em dificuldade até à derradeira e inesperada conclusão.
Claro que, ao centrar o livro nos enigmas, o enredo propriamente dito acaba por ficar para segundo plano. Tudo é contado de forma muito sucinta, realçando principalmente a situação desesperada da protagonista e o sentido de missão que a levou até lá. Há, ainda assim, muito de intrigante neste percurso e várias reviravoltas surpreendentes, abrindo caminho, passo a passo, palmo a palmo (como diria a protagonista) a um final que, embora culminando com a resolução do último enigma, deixa, ainda assim, em aberto várias possibilidades interessantes.
Claro que ficam perguntas sem resposta, não só pela forma como tudo termina, mas também porque, ao isolar a protagonista no Dédalo, o contexto de toda a situação acaba também por ficar, em grande parte, do lado de fora. Ainda assim, este é um efeito quase inevitável, se tivermos em conta que o objectivo é acompanhar (e, de certa forma, orientar) a protagonista na sua fuga. Por mais curiosidade que os restantes elementos possam despertar, não deixam de ser aspectos secundários do livro.
A impressão que fica é, portanto, a de uma aventura em que os desafios e complexidades são partilhados entre protagonista e leitor. Intrigante e surpreendente, um belo desafio mental - acompanhado de uma boa história. Gostei. 

Título: Escape Book
Autor: Iván Tapia
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário