terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Os 22 Mistérios da História (Geòrgia Costa)

Do Triângulo das Bermudas às Pirâmides de Gizé, passando, é claro, pelos avistamentos de discos voadores e pelas múltiplas previsões do fim do mundo, a História mundial está cheia de mistérios. E, sendo certo que alguns já foram desmistificados, outros continuam à espera de uma explicação convincente. Já ouviram falar destas histórias? Então de certeza que vão gostar de as relembrar. E quanto às que não ouviram... bem, há umas quantas surpresas à espera.
Pensado para um público jovem, mas muito interessante para leitores de todas as idades, este é um livro que cativa, acima de tudo, pela forma como consegue construir, para cada um dos tópicos, uma exposição simples e intrigante, realçando não só os aspectos mais misteriosos (e as inevitáveis teorias da conspiração), mas também as explicações que foram sendo obtidas ao longo do tempo. O resultado é uma percepção mais ampla, ainda que assente em explicações sucintas, tanto dos mitos, como da realidade subjacente.
Se o registo simples e cativante, associado, naturalmente, ao tema, bastam para despertar a curiosidade, há ainda um outro aspecto apelativo a salientar: o visual. Profusamente ilustrado e de uma forma que torna tudo mais perceptível, este é um livro em que um folhear superficial basta para chamar a atenção. E depois, quando se começa a ler, este apelo reflecte-se no texto, que, com a sua simplicidade, desperta curiosidade e vontade de saber mais.
Claro que, sendo as explicações tão breves, fica sempre um pouco insatisfeita a tal vontade de aprofundar mais o conhecimento. Mas a verdade é que não é esse o objectivo do livro. O que fica é uma visão geral do que se sabe sobre esses grandes mistérios - visão que, considerada como um todo, realça também a vastidão de coisas que não têm ainda explicação. Para o resto, haverá outras possibilidades a explorar. 
E assim a soma das partes é um livro leve e cativante em que para cada grande mistério surge uma explicação sucinta, mas também muito intrigante. Uma boa leitura para descobrir as estranhezas do mundo - para os mais novos e não só. 

Título: Os 22 Mistérios da História
Autora: Geòrgia Costa
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário