Segundo filho de D. Luís, Afonso de Bragança nunca esteve destinado a reinar e, por isso, construiu uma vida diferente. Embora menos eficiente nos estudos e mais concentrado nos conhecimentos práticos, deixaria, à sua maneira, uma marca no seu tempo, tanto antes como depois da entrada do automóvel em Portugal. Piloto exímio, muito faria para popularizar esse novo engenho. E, entre tempos conturbados e uma iminente mudança de regime, manter-se-ia discreto, mas leal aos seus, até ao exílio e à derradeira ruptura.
Dividido entre a história de D. Afonso e a história mais ampla do desenvolvimento automóvel em Portugal, este é um livro que gera duas impressões distintas. Se em ambas as facetas a escrita é clara e agradável, já o conhecimento transmitido gera impactos diferentes quanto aos dois temas. No que toca à história dos Bragança, é apenas natural que se reconheçam alguns aspectos - quanto mais não seja das aulas de História - e o clima de tensão e mudança em que a vida do príncipe decorre confere à leitura a mesma fluidez de um romance. Já no que toca ao automóvel, surge uma maior quantidade de elementos específicos, nomeadamente no que respeita ao conhecimento dos modelos, o que pode ser um pouco confuso para quem, como eu, perceber pouco da matéria.
Não deixa, ainda assim, de ser um livro muito interessante em ambos os aspectos. Não sendo demasiado extenso, é bastante completo, quer na abordagem aos primeiros anos da indústria automóvel, quer na história dos últimos dias dos Bragança enquanto reis (e um pouco além). Além disso, o vasto conjunto de fotografias e ilustrações que acompanha o texto permite uma visualização mais clara não só das personagens, mas de certos aspectos específicos (como, por exemplo, a publicidade) do mundo automóvel desse período.
Claro que, ao centrar a história em Afonso, ficam muitas questões em aberto no que toca aos outros membros da família real. Ainda assim, é contado o suficiente para se ficar com uma boa ideia das relações - e tensões - entre os diferentes elementos, bem como do contexto global da época. O resto... bem, o resto justificaria mais um - ou vários - livros. Aqui fica o essencial, e isso basta.
Fica, pois, a impressão de um livro claro, acessível e de muito agradável leitura sobre os últimos dias da monarquia e os primeiros do automóvel em Portugal. Relativamente breve, mas bastante complexo, um livro muito interessante.
Título: O Príncipe Piloto
Autor: Henrique Sequerra
Origem: Recebido para crítica
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