terça-feira, 14 de abril de 2009

Morte até ao Anoitecer (Charlaine Harris)

Como adepta incurável de uma boa história de vampiros, não podia passar sem ler este livro. E se, durante as primeiras páginas, não me saía da cabeça a inevitável comparação com a saga Luz e Escuridão, de Stephenie Meyer, cedo a história envereda por caminhos bem diferentes, apagando da memória essa inicial semelhança entre os protagonistas da história, para nos envolver no enredo original e bem constituído deste livro.
Somos, desde o início, convidados a entrar na estranha vida de Sookie Stackhouse, uma empregada de mesa com uma qualidade que a torna diferente das pessoas que a rodeiam. E a peculiaridade da sua vida torna-se ainda mais evidente quando tem início a sua relação com o estranho e perturbador vampiro Bill Compton. A partir daí, através de uma história que envolve, romance, mistério, assassinatos por resolver e uma grande incursão pelo mundo dos vampiros, somos conduzidos por um enredo cativante e que nos deixa a suspirar por mais quando chegamos ao final.
Confesso que, desde o início, a personagem que mais me cativou foi Bill, o algo sinistro vampiro, ao mesmo tempo frio como é característico da sua raça, mas tão humano e protector na sua ligação com a heroína desta história. Mas é preciso que se diga que, na diversidade das personagens que constituem a história, qualquer leitor poderá encontrar os seus amores e ódios de estimação, porque existe um vasto leque de actos e personalidades.
De acrescentar, ainda, que a escrita fluída da autora, a forma viciante como o enredo se desenvolve, com poucas partes paradas ao longo do livro, e a diversidade e originalidade de momentos e personagens são, sem dúvida, uma grande mais-valia nesta série que promete continuar a conquistar leitores no mundo da fantasia.

4 comentários:

  1. Confesso:eu tenho tanta paciência para ler como para escrever, ou seja, nenhuma mesmo!

    Mas já vi a primeira temporada da adaptação televisiva produzida pela HBO, a série "True Blood", pela internet e adorei.

    Fica Bem...

    ResponderEliminar
  2. Li este livro, já que também sou adepto de histórias de vampiros e confesso que também fiquei com um certo receio das semelhanças entre a Saga de Stephenie Meyer.
    Mas é totalmente diferente.
    E é óptimo.
    Adorei o livro.
    E também gostei da critica :)
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar