segunda-feira, 7 de março de 2011

Efeito Borboleta e outras histórias (José Mário Silva)

Episódios peculiares. Momentos quotidianos e situações surreais. Quase fragmentos de um momento cristalizado no tempo. E histórias marcantes, emoções profundas, instantes inesquecíveis contados em pouco mais que algumas frases, mas com uma precisão que os torna cativantes e intensos, independentemente da sua brevidade.
O mais interessante neste livro é a forma como, num formato tão breve, o autor consegue evocar imagens nítidas e situações intensas, tanto em termos de emotividade como em termos de factor surpresa. São vários os contos que apelam ao lado emocional. Outros parecem conduzir a um inevitável desfecho, para depois surpreender com uma conclusão completamente diferentes. Outros ainda adoptam formas peculiares para contar a sua história. E há ainda aqueles que, num ambiente mais sombrio ou numa situação mais improvável, criam uma certa estranheza para encerrar com um final de impacto.
É, portanto, na diversidade de temas e abordagens (e, porque não, dimensões!) que reside a grande força deste livro. Porque cada novo conto, mais breve ou mais extenso, tem um novo poder de fascínio e uma nova história para descobrir. E é impressionante a mestria com que, em poucos parágrafos, o autor consegue misturar, nas medidas certas, os elementos que dão forma a uma história cativante.
Não posso dizer que haja neste livro algum texto que me tenha desagradado, ainda que os meus favoritos estejam, de facto, entre os mais extensos, onde é possível conhecer sempre um pouco melhor os seus intervenientes. Ainda assim, há imagens claras até no mais pequeno dos textos e, por isso, cada um deles tem a sua força e a sua razão de ser.
Uma leitura feita de textos breves, mas com muito para descobrir em cada um deles. Marcantes, belos e muito bem escritos, todos estes contos têm algo de relevante a dizer. Muito bom.

1 comentário: