sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Brilho de Bruxa (L.J. Smith)

Keller é uma jovem mutante, capaz de se transformar em pantera. A sua missão é encontrar o terceiro Poder Indomável e levá-lo até ao Círculo da Aurora. O objectivo deste grupo é salvar os humanos do caos que se avizinha e que deixará o mundo à mercê das criaturas da noite. O problema é que o Poder Indomável - que é também descendente de uma antiga linhagem de bruxas e de quem se espera que estabeleça um compromisso com o varão da Primeira Casa dos mutantes - é uma rapariga assustada que nada sabe da sua natureza ou de qualquer poder no seu interior. E quando Galen, o seu suposto prometido, entra em cena, há algo em toda a situação que abala a habitual insensibilidade de Keller.
Tal como nos livros anteriores desta série, é interessante notar as mudanças que vão ocorrendo nas personagens principais. Sendo um livro bastante centrado na acção, em que o desenvolvimento a nível de personalidades não é particularmente elaborado e onde a escrita é bastante simples e directa ao essencial, é curioso ver como, ainda assim, a postura das personagens perante o mundo muda com o decorrer da sua aventura. Isto é particularmente evidente em Keller. Determinada a manter a sua aparente insensibilidade, numa atitude por vezes agressiva, Keller é uma protagonista que, numa fase inicial, dificilmente despertará empatia, mas que apresenta uma certa medida de evolução com o decorrer da narrativa, revelando algo da sua verdadeira natureza.
Quanto ao enredo, não é difícil imaginar, tendo em conta os volumes anteriores, que há uma certa medida de romance a decorrer. Este é, ainda assim, secundário aos acontecimentos em curso e é, de facto, a acção que se destaca. Além disso, e contrariamente aos primeiros volumes, há agora uma perspectiva mais global para a linha dos acontecimentos. Todo o desenvolvimento em torno dos Poderes Indomáveis e da guerra a decorrer entre os diferentes seres do Mundo da Noite leva a que os acontecimentos ganhem uma maior importância, já que há algo de mais complexo em curso.
Com uma história simples, de leitura leve e sem grandes elaborações a nível de escrita, Brilho de Bruxa é, em suma, um livro que, não sendo muito complexo, cativa e entretém, deixando, mais uma vez, a curiosidade em descobrir o que virá depois. Por tudo isto, uma leitura agradável.

Sem comentários:

Enviar um comentário