sábado, 21 de julho de 2012

O Diabo Também Chora (Sherrilyn Kenyon)

Em tempos um deus sumério da fertilidade, Sin só tem dois objectivos na vida: combater os demónios gallu, que, arrancados à sua prisão, se espalham pelo mundo com intenções de destruir a humanidade, e obter a sua vingança sobre a deusa que lhe roubou os poderes. E, à primeira vista, este segundo objectivo pode estar bem perto do seu alcance. Ou assim parece quando a mulher que foi enviada para o matar surge diante de si em pleno combate aos demónios. Mas essa mulher não é Ártemis, mas Katra, a sua enviada. E, enquanto Kat descobre, ao compreender as acções do seu alvo, que Sin está muito longe de ser o monstro que a deusa disse que era, também o antigo deus está prestes a compreender que Kat não é nem uma inimiga, nem simplesmente uma aliada. Pois a sua vida foi marcada pela traição, mas, pela primeira vez em milénios, Sin sente-se tentado a confiar mais uma vez...
Todos os elementos cativantes dos livros anteriores estão presentes também neste volume. Um agradável equilíbrio entre acção, romance e sensualidade, personagens carismáticas e para com as quais é fácil sentir empatia, as medidas certas de emoção e humor e um enredo com vários momentos surpreendentes são características recorrentes nos livros desta série e razões para tornar a leitura viciante. 
Mas este é, também, um livro que se diferencia dos anteriores em muitos aspectos. Desde logo, o facto de ter como protagonistas um duo de personagens com poderes divinos e associados a diferentes panteões, marca para a história um rumo que será, inevitavelmente, diferente do dos outros Predadores da Noite. Esta mesma diferença permite acrescentar novos elementos a um mundo que tem já bastante a descobrir a nível de forças sobrenaturais. Aos inimigos já conhecidos, juntam-se os gallu. Á história já conhecida dos deuses e do sistema em que estes se movem, acrescentam-se agora interessantes revelações, quer sobre figuras já conhecidas, quer sobre outras pouco exploradas até agora.
Surgem, também, algumas mudanças a nível do foco nos protagonistas. Grande parte do enredo diz respeito a Sin e Kat, é certo, mas há também muito a acontecer e a ser explicado na história de Acheron e nos acontecimentos e razões que o tornaram como é. Há, ainda, muitas perguntas sem resposta, mas o que é revelado torna a figura do atlante ainda mais carismática e fascinante, já que muitas das suas acções ganham agora um novo sentido. Além disso, a história de Acheron tem muitos elementos comuns à do próprio Sin e a forma como a autora desenvolve estes paralelismos permite uma caracterização mais clara de ambas as personagens e das razões que os movem. Isto torna-os mais próximos, nas suas melhores características, e aumenta o impacto emocional dos momentos mais marcantes.
Viciante, com um mundo que se torna mais interessante a cada novo volume e uma história que reúne as medidas certas de acção e emoção, O Diabo Também Chora acrescenta uma nova perspectiva e várias revelações surpreendentes sobre os meandros do já vasto mundo dos Predadores da Noite. Intenso e envolvente... Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário