quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Rei Embevedado de Amor... (Sérgio Luís de Carvalho)

Nem só de longas listas de nomes e de grandes factos se faz a História. Prova disso é este livro que, de forma sucinta e descontraída, apresenta alguns dos episódios mais bizarros e surpreendentes da vida dos reis e rainhas de Portugal. E, para livro que trata da realeza, haja um título à altura. Assim, o nome completo deste livro é O Rei Embevedado de Amor, A Rainha Pé de Cabra, As Amantes Feiticeiras do Rei que Casou com a Cunhada e outras 208 histórias bizarras, trágicas e curiosas dos nossos reis e rainhas. Longo, é certo, mas esclarecedor. 
Mas passemos à obra. Este livro não é, nem pretende ser, um conjunto de biografias para os seus protagonistas. Assim, importa desde já referir que não será nem exaustivo nos pormenores, nem completo e detalhado em todos os factos. Não é esse o objectivo. Aqui, o que importa são as situações caricatas, ou invulgares, e as pequenas tragédias, bem como as lendas que lhe ficaram associadas. E, nesse aspecto, o resultado é brilhante.
Parte do que torna este livro cativante é o tom leve com que os episódios são narrados. Contados com brevidade e descontracção, não há, em cada episódio, grandes desenvolvimentos a nível de contexto - mais uma vez, não é o objectivo - dando-se, antes, o destaque ao peculiar da situação narrada. O essencial está lá, ainda assim, e é fácil imaginar a história a acontecer já que só os pormenores desnecessários são deixados de fora. Os factos relevantes para contextualizar o acontecimento não faltam.
Um outro aspecto cativante é o sentido de humor. Recordando sempre as diferenças de ambiente e mentalidade da época - e algumas semelhanças também - , o autor acrescenta à simples narração dos episódios um toque de ironia que é simplesmente delicioso, ao mesmo tempo que analisa peculiaridades como certos métodos de tratamento dos médicos de outrora ou a coerência de certas acções do Santo Ofício e circunstâncias que, mudado o contexto, permanecem iguais, como a eterna opção de aumentar os impostos quando era preciso encher os cofres do estado.
Importa ainda referir o cuidado de, apesar da brevidade dos relatos, manter clara a distinção entre factos, lenda e especulação, diferenciando o que é mito (e apontando uma origem para alguns deles) do que é relativamente certo e ainda das diferentes teorias levantadas sobre as figuras em causa. Também isto contribui para manter viva a curiosidade, já que o desmentir de alguns mitos e a exposição da origem mais ou menos justificada de algumas lendas permite também uma visão mais precisa dos factos.
Este é, pois, um livro que, não aprofundando demasiado os detalhes sobre o contexto e os acontecimentos narrados, apresenta, ainda assim, uma série de episódios e figuras interessantes da História de Portugal, numa leitura envolvente, divertida e que cria curiosidade em saber mais. É um bom livro, portanto. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário