sábado, 25 de maio de 2013

Morte na Aldeia (Caroline Graham)

Badger's Drift é uma pequena comunidade, com todas as características habituais desse tipo de ambiente. Pouco acontece, todos se conhecem e praticamente tudo se sabe. Ou então imagina-se. Mas a tranquilidade da aldeia é abalada quando o que se presumiu ser uma morte natural acaba por se revelar um homicídio. O inspector-chefe Barnaby é chamado a investigar e o caso cedo se revela mais complexo do que imaginara. Para um lugar tão pequeno, Badger's Drift tem segredos em abundância. E a morte da velha Miss Simpson pode não ser o único crime para investigar...
Parte do que torna este livro tão cativante é a forma como a autora consegue caracterizar na perfeição o ambiente de uma comunidade pequena. Desde os inevitáveis mexericos, à curiosidade insaciável quando algo de novo acontece, passando pela ligação entre pessoas que se conhecem de toda a vida e pelas figuras peculiares, o cenário apresentado neste livro é completo e facilmente identificável, nas suas muitas peculiaridades. É fácil imaginar o ambiente em que decorre a história, porque todos os traços característicos de um meio pequeno estão presentes, e isto contribui em muito para tornar o enredo mais real.
Partindo deste cenário característico, as peculiaridades estendem-se também às personagens. Quase todos têm algo que os individualiza, seja um traço de personalidade caricato ou uma história particularmente marcante. É isto, aliás, que os torna interessantes, e que alimenta a aura de mistério que, num enredo de ritmo relativamente pausado, vai crescendo à medida que cada pista ou testemunho contraditório abre caminho para novas revelações.
Quanto à investigação propriamente dita, acaba por se reflectir nos acontecimentos o tal ambiente característico dos meios pequenos. Assim, Barnaby depende em muito da confirmação de álibis - e das mentiras que vai desvendando - e das descobertas e impressões partilhadas pelos membros mais... observadores... da comunidade. Há, portanto, mais mistério que acção, mas, entre conversas informais e interrogatórios efectivos, muitos segredos vão sendo revelados, estendendo-se muito para além dos crimes a investigar. Além disso, estes novos segredos implicam novas possibilidades, o que permite manter o mistério até ao fim.
A fazer lembrar, por vezes, os romances de Agatha Christie, Morte na Aldeia apresenta uma história intrigante e envolvente, com personagens interessantes em todas as suas peculiaridades e um cenário muito bem construído. Misterioso e surpreendente, um policial a não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário