quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Poesia (Alexander Search)

Menos conhecido que outras identidades pessoanas, Alexander Search, considerado por alguns pseudónimo, por outros pré-heterónimo ou ainda uma de outras possíveis designações, é, ainda assim, uma personagem incontornável na obra de Fernando Pessoa. Neste livro, reúne-se a poesia que lhe é atribuída, um conjunto bastante vasto e interessante em muitos aspectos.
Se se estabelecer uma comparação entre os poemas deste livro e outros de Pessoa e dos seus heterónimos, há duas coisas que sobressaem. A primeira é o conjunto de semelhanças - em temas, em opções estruturais, até mesmo nalgumas referências bastante próximas - entre estes poemas e outros que lhe são posteriores. Outro é a existência, apesar disto, de uma identidade própria. Se, por vezes, a poesia de Alexander Search se aproxima da do ortónimo ou da de Álvaro de Campos, por exemplo, há ainda assim, diferenças, seja de perspectiva ou de estilo.. São identidades com pontos em comum, mas distintas, ainda assim.
Outro aspecto interessante deste conjunto prende-se, precisamente, com a temática. Com o eu muito presente em grande parte dos poemas, há, ainda assim, todo um conjunto de questões e possibilidades ao longo do livro, desde a perspectiva algo sombria da solidão e da incompreensão ao olhar sobre a morte, passando pela existência ou não de Deus e por todo um vasto conjunto de questões e pontos de vista mais ou menos filosófico. Também as opções estruturais vão variando, o que faz com que, mesmo numa leitura consecutiva de vários poemas, a obra nunca se torne repetitiva. Há, aliás, tantas pequenas coisas a descobrir, que o fascínio nunca se desvanece.
E depois há o fascínio individual de cada poema, a beleza das palavras e das imagens que projectam. Mais ou menos introspectivos, mais sombrios ou mais filosóficos, há em todos os poemas deste livro algo de bom para descobrir, seja mais com a razão ou com o coração. É, afinal e acima de tudo, isso que faz com que fiquem na memória.
Diferente, em muitos aspectos, da poesia ortónima ou da dos heterónimos, mas também com evidentes semelhanças, este conjunto de poemas tem também muito de fascinante para revelar. Vale, por isso, a pena conhecer esta poesia. Vale muito a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário