quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Verdades e Mentiras de uma Vida Quotidiana (Francisco Garcia)

Um pouco do eu e um pouco do mundo em redor. É este o tema dos pequenos textos que constituem este livro que, num registo sempre pessoal, apresenta momentos de introspecção, mas também de tentativa de análise de certos traços da sociedade. É um livro escrito do ponto de vista do indivíduo e a identidade individual transparece a cada palavra. Mas do desenvolvimento dos temas a partir dessa identidade resultam sentimentos contraditórios.
Se considerarmos cada um dos textos por si só, é possível descobrir várias ideias interessantes, alguns textos cativantes e inclusive, principalmente entre os poemas, algumas peças verdadeiramente marcantes. O melhor deste livro sobressai precisamente no registo mais introspectivo, quando a poesia se sobrepõe às banalidades e é possível sentir pontos de identificação e empatia para com as ideias apresentadas.
A escrita também tem o seu quê de cativante, ainda que relativamente simples. Todos os textos são bastante breves e, nalguns casos, um maior desenvolvimento teria tornado tudo mais interessante, mas, considerando o estilo de escrita, a leitura é, no geral, agradável, já que a simplicidade das palavras introduz uma certa leveza.
No restante, fica a sensação de excessiva superficialidade. Principalmente ao tentar analisar as pessoas e a sociedade, nota-se um evidente excesso de frases feitas, de generalização e de recurso aos estereótipos, o que resulta, por vezes, numa sensação de julgamento apressado que facilmente se torna irritante. Fica a impressão de que as ideias pré-concebidas e os tais julgamentos sem conhecimento de causa - e das pessoas, principalmente - acabam por dominar, sem abrir caminho para que a tal identidade pessoal e a ponderação - que poderia resultar de um aprofundamento da reflexão - se cheguem a manifestar.
A impressão final acaba por ser a de um livro com algumas boas ideias, uns quantos bons textos - principalmente no lado mais introspectivo - mas em que os pontos positivos se perdem pelo impacto negativo das outras ideias. Faltava um pouco mais de profundidade, para cativar um pouco mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário