terça-feira, 9 de setembro de 2014

Viagem ao Fim do Coração (Ana Casaca)

Abandonada pela mãe num ambiente familiar marcado pela tristeza e pela violência, Luísa teve de crescer cedo e de aprender a ser forte para proteger o irmão. O passado fez dela uma mulher com um forte instinto de sobrevivência, protectora e determinada, mas decidida a não ceder aos sentimentos. Mas houve um momento que ficou com ela, aquele em que se cruzou pela primeira vez com Tiago, com quem partilhou um primeiro momento de harmonia antes de regressar ao caos. Agora, dezasseis anos passados desde esse momento, os destinos de Luísa e Tiago voltam a cruzar-se e o afecto antes negado surge agora com toda a força. Mas Luísa tem pela frente uma grande batalha e a sua determinada luta contra o cancro pode pôr à prova não só as suas forças, mas também as daqueles que a rodeiam.
Escrito de forma simples, mas com laivos de poesia, e com uma história em que são as emoções o elemento dominante, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela facilidade com que se entra na vida dos protagonistas. Para isso contribuem os elementos negativos no passado, principalmente no que diz respeito à vida familiar de Luísa, em que o comportamento do pai e as próprias circunstâncias facilmente geram empatia, mas também uma certa inocência, que se vai transformando com a passagem do tempo, mas que nunca deixa de cativar pela forma como se transforma em determinação e carisma.
Esta empatia torna maior o impacto emocional dos acontecimentos. Neste aspecto, claro que o mais marcante é a luta de Luísa contra o cancro, com as suas percepções a cruzarem-se com as dos que a rodeiam, moldando diferentes reacções e escolhas, mas há mais para além disso. Em todas as fases da história, quer na relação de Luísa e de Tiago, quer nas suas histórias familiares, quer ainda no percurso de descoberta do próprio Pedro, há momentos de emoção, devidos a um grande momento ou a um pequeno gesto, mas sempre cativantes. Além disso, ao contar a história através de diferentes perspectivas, a autora expõe de forma mais clara o coração das suas personagens, o que, inevitavelmente, as torna mais próximas.
Tendo em conta as linhas gerais do enredo, não é difícil adivinhar de que forma terminará a história. Ainda assim, o impacto dos momentos e a mensagem positiva que sobressai de toda a luta de Luísa acabam por compensar esta relativa previsibilidade. No fim, é a determinação da protagonista, com a mensagem de força que lhe está associada, a ficar na memória.
Cativante e emotiva, esta é, pois, uma história que, mesmo que sem grandes surpresas, consegue conjugar uma certa medida de leveza com as emoções inevitavelmente poderosas que resultam das circunstâncias das personagens. O resultado é uma história aparentemente simples, mas bastante marcante. Uma boa leitura, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário