quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A Sabedoria do Papa Francisco (Andrea Kirk Assaf)

Amor e fé, verdade e sentido de comunidade, família, valores, perdão. De tudo isto e de muito mais falou o Papa Francisco nas suas várias intervenções desde que se tornou Papa. E, sendo certo que tudo no seu pontificado tem sido uma surpresa, são, ainda e sempre, as ideias, e a mensagem por vezes inovadora o que o sobressai. É essa mensagem o cerne deste livro em que a autora apresenta uma selecção bastante vasta de citações relevantes, através das quais se torna possível conhecer um pouco melhor os princípios da mensagem que o Papa tem para transmitir ao mundo.
Uma das primeiras coisas a chamar a atenção neste pequeno livro é precisamente o formato. Trata-se de um livro pequeno, composto por várias citações organizadas pelos diferentes temas e em que cada frase surge tal como é - sem interpretações nem contextualização. A ideia parece ser realçar simplesmente a mensagem, sem lhe acrescentar nada de supérfluo. E o resultado é muito simples: um livro leve, que pode ser levado para qualquer lado e que tão facilmente se lê de ponta a ponta como se consulta em busca de uma ou várias frases para ponderar.
Claro que é um livro construído para um público crente e Católico e, assim sendo, os dogmas estão, nalguns casos, bastante presentes. É aqui, aliás, que fica a sensação de que talvez pudesse ter havido um pouco mais de abrangência, pois há temas em que o aspecto que sobressai parece ser a visão mais conservadora. E assim, nos temas mais controversos, por um lado, e na relação dos não crentes com a Igreja, fica a impressão de que a maior abertura que, na realidade, existe, acaba por ficar um pouco na sombra. 
Não deixa de ser, ainda assim, uma leitura interessante, seja-se ou não crente, pois, se é certo que várias citações se referem à Igreja, à vida enquanto Cristão, à fé e às formas de devoção, também o é que há muitas outras frases que se expandem simplesmente à vida: à importância do amor, do perdão, da solidariedade para com os mais vulneráveis. E, assim sendo, acreditando ou não, é sempre possível retirar algo de bom deste pequeno livro.
A impressão que fica é, pois, a de um livro que será, sobretudo, útil para os crentes, mas que não deixa nunca de ser uma boa leitura, seja para conhecer um pouco melhor a mensagem global, ou para encontrar uma boa frase sobre a qual meditar um pouco. Vale a pena, portanto. 

Título: A Sabedoria do Papa Francisco
Autora: Andrea Kirk Assaf
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário