quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Um Mundo de Jogos (Àngels Navarro e Jordi Sunyer)

Já todos ouvimos, a determinada altura, a famosa expressão "aprender brincando". Expressão essa que se ajusta perfeitamente a este livro, em que, através de um conjunto de ilustrações e de desafios, é possível puxar pelas capacidades mentais e pôr em prática conhecimentos adquiridos anteriormente - nas aulas de matemática, principalmente, mas não só. E, claro, escusado será dizer que é um livro para os mais novos. Mas que não deixa de ser um belo desafio para todos - novos e menos novos.
Há dois aspectos que importa destacar nesse livro: os jogos propriamente ditos e o aspecto visual. E é por este último que vou começar. É um livro grande (apesar das suas trinta e poucas páginas),  com ilustrações riquíssimas que, além de tornarem o livro mais bonito, têm um papel fundamental a desempenhar na formulação e resposta aos vários desafios. E é também um livro com uma organização peculiar, pois, se os tipos de jogo são relativamente similares nas várias páginas, os diferentes cenários e elementos contidos nas ilustrações, acrescentam-lhe ainda uma nova possibilidade: a de descobrir o mundo através dos jogos. 
Quanto aos desafios propriamente ditos, nota-se um predomínio dos números e da matemática, o que faz o seu sentido, tendo em conta que a utilização da lógica para encontrar respostas parece ser um dos pontos centrais deste conjunto de jogos. Mas há mais: encontrar coisas nas imagens, descobrir diferenças, palavras, símbolos... Há uma grande diversidade em termos de desafios e essa diversidade estende-se também ao grau de dificuldade, já que há respostas que são fáceis de encontrar e outras que nem tanto. 
A impressão que fica é, portanto, a de um livro bonito e divertido, bom para estimular a aprendizagem e o raciocínio... ou para relembrar conhecimentos já um bocadinho enferrujados. Uma boa descoberta para os mais novos e não só.

Título: Um Mundo de Jogos
Autores: Àngels Navarro e Jordi Sunyer
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário