sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

A Vida Louca dos Reis e Rainhas de Portugal (Orlando Leite, Raquel Oliveira e Sónia Trigueirão)

Das visitas a conventos com fins pouco religiosos às guerras sucessórias com razões mais ou menos plausíveis, passando pelos muitos casos de alcova, traições e tentativas de traição e extensas ou reduzidas descendências mais ou menos legítimas, a história de Portugal está cheia de casos peculiares. E, sendo embora uma história de séculos, há factores que parecem repetir-se num ciclo infinito: as dificuldades económicas, a vida amorosa não muito dada à monogamia e, principalmente, a rede de influências das diferentes classes em torno da mente e das acções dos soberanos. De todos os reis e rainhas há uma história para contar - e, de forma muito simples e sucinta, é isso mesmo que este livro faz.
Muito longe de ser um livro exaustivo nos aspectos da História que aborda, este é, ainda assim, um bom livro para quem quer saber um pouco mais sobre os aspectos mais pessoais da vida dos monarcas portugueses, pois, centrado nas histórias de amores e desamores, casamentos de conveniência e grandes paixões extra-conjugais, é sobre as facetas menos... regulares... de cada monarca que este livro mais se debruça. Ainda assim, não entra em grandes pormenores, centrando-se antes num traçado em linhas gerais do percurso de cada protagonista, incluindo os elementos mais importantes e também as peculiaridades.
Ora, reduzir um reinado a poucas páginas deixa inevitavelmente muito por contar e, assim sendo, este não será propriamente o livro certo para quem estiver à procura de pormenores. Para ficar a conhecer - ou relembrar - o básico, porém, esta será, sem dúvida, uma boa leitura, não só porque a informação fundamental está lá, mas também porque os aspectos invulgares tornam tudo mais cativante, despertando também a vontade de saber mais.
A impressão que fica é, portanto, a de uma forma simples e intrigante de descobrir um pouco da história dos vários monarcas portugueses - e, através deles, da evolução do reino ao longo dos tempos. Uma leitura simples e sintética, mas com muita informação interessante. E, por isso, um belo ponto de partida para o desvendar de uma história que, como se sabe, é sempre muito mais vasta. 

Título: A Vida Louca dos Reis e Rainhas de Portugal
Autores: Orlando Leite, Raquel Oliveira e Sónia Trigueirão
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário