segunda-feira, 2 de abril de 2018

Minúsculos - O Mundo Invisível dos Micróbios (Nicola Davies e Emily Sutton)

São as mais pequenas das criaturas - e, no entanto, são fundamentais em todo o tipo de coisas. Alguns podem causar doenças, mas a maioria serve outro tipo de propósito. São os micróbios e estão em toda a parte. E o que fazem ao certo? A resposta está aqui.
Uma das formas mais fáceis de aprender uma coisa nova é através da visualização - e quando o assunto diz respeito a coisas que não são visíveis a olho nu, torna-se mais difícil encontrar uma forma simples de explicar. Mas, se for possível visualizar as coisas, seja com desenhos ou por via da comparação, tudo se torna mais fácil. E é exactamente isso que acontece com este livro. Pensado para explicar aos mais novos os fundamentos da vida microbiana, consegue, através de comparações e das belíssimas ilustrações que o compõem, dar uma explicação simples e bastante adequada do que são os micróbios e o que fazem.
Além de ser um livro didáctico, é também uma leitura muito cativante - e não só para os mais novos. Primeiro devido à beleza das ilustrações, que, cheias de cor e perfeitamente adequadas ao texto, fazem com que o simples folhear destas páginas seja já uma descoberta deliciosa, e depois devido ao próprio texto, que, de uma forma simples, mas envolvente, consegue transmitir a informação como se de uma aventura se tratasse. E há ainda uma faceta complementar: ao realçar os muitos papéis dos micróbios no funcionamento do mundo - muito para lá daqueles que causam doenças - é também possível esbater um pouco um possível medo exagerado dos germes.
A impressão que fica é, pois, a de uma forma bonita e cativante de começar a aprender sobre o fascinante mundo dos micróbios. Simples, mas esclarecedor e com um muito bom equilíbrio entre o texto e as imagens, um bom livro para despertar nos mais novos o interesse pela biologia. Recomendo.

Autoras: Nicola Davies e Emily Sutton
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário