quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Reconciliation for the Dead (Paul E. Hardisty)

Claymore Straker passou por muita coisa e as cicatrizes do passado deixaram-lhe na alma a sua marca. Agora, perante um dos mais negros momentos da sua vida, Clay tem de recordar tudo e dizer a verdade sobre aquilo que aconteceu há muitos anos na África do Sul, quando era mais novo e bem mais idealista. Na altura em que se atreveu a fazer frente aos poderosos - com consequências terríveis, para si e para os que o rodeavam.
Sendo o terceiro volume de uma série, é expectável que, ao não ler os livros por ordem, fique em falta alguma informação. Acontece constantemente. Mas, neste caso específico, não é exactamente essa a impressão que fica. Talvez por a história vir do passado distante de Straker, a ideia que fica é a de que o ficamos a conhecer desde o início. Não é que falte alguma informação, portanto - mas antes que, no fim do livro, fica a vontade de saber mais sobre este homem tão corajoso e atormentado. E, assim, precisamos dos volumes anteriores - e dos seguintes. O mais cedo possível.
É uma história de guerra, e de crimes de guerra. Mas é, acima de tudo, a história de um herói bastante relutante a tentar fazer o que julga estar certo - pagando o preço. Isto cria um equilíbrio surpreendentemente delicado. Há grandes momentos de acção, intriga e perigo à espreita em cada esquina, mas há também uma desolação gradual que cresce na alma de Clay e se expande para o resto do seu mundo. Uma tristeza que cresce e, com ela, uma vulnerabilidade que, vinda do passado, atinge o seu auge no curto, mas bastante devastador, epílogo.
E, bem, há Clay. É uma personagem brilhante, não só pela coragem das suas escolhas, mas também pelas falhas e demónios interiores que o tornam humano. E é bastante impressionante a forma como o autor consegue criar uma tão grande proximidade com o seu protagonista contando a história na terceira pessoa, o que permite uma perspectiva muito mais ampla, sem perder nenhum do impacto emocional.
Intenso, complexo e surpreendentemente emotivo, um livro que conjuga a brutalidade da guerra com os mais negros - e perturbadores - recantos de uma alma atormentada. Claymore Straker é uma personagem fascinante e a sua história nunca deixa de espantar. Mal posso esperar para ler mais livros desta série fantástica.

Autor: Paul E. Hardisty
Origem: Ganho num passatempo

Sem comentários:

Enviar um comentário