quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

366 Poemas que Falam de Amor (Vasco Graça Moura)

Será certamente o mais intemporal dos temas, e também um dos mais vastos. Amor permite tantas interpretações, tantos cenários, tão infinitas possibilidades. E, embora centrada essencialmente no amor romântico, esta antologia abrange muitas dessas possibilidades: diferentes tempos, diferentes estilos poéticos e diferentes formas - da mais alegre à mais trágica - de contemplar o amor. Cada poema é um mundo completo em si mesmo. E o todo esse... o todo é fascinante.
Um dos aspectos que importa, decerto, destacar é a forma como, abrangendo tantos estilos e tantos autores, esta antologia transmite, ainda assim, a sensação de ser uma unidade harmoniosa. Talvez devido ao tema comum, e ao contraste com a diversidade de vozes, mas a verdade é que parece haver um fio condutor a unir esta antologia - ainda que possa ser difícil descrevê-lo. E, curiosamente, esta unidade abrange também um equilíbrio: é que, apesar das suas 366 abordagens distintas a um tema comum, a leitura nunca se torna repetitiva, o que, por si só, já diz muito da qualidade da poesia contida neste livro.
Não é, e trata-se de um facto assumido, uma antologia organizada segundo um critério muito elaborado. É simplesmente uma escolha. E esta escolha resulta também bastante adequada, pois, sendo o conceito o de um poema para cada dia do ano, faz sentido uma orientação mais por estados de espírito do que por critérios académicos. Até porque é um sentimento o tema central. Além disso, permite também uma certa liberdade na leitura, que faz com que esta seja uma excelente antologia tanto para ler de forma sequencial como para revisitar em busca de um poema específico, ou de um simples laivo de amor poético.
E, claro, importa voltar a realçar a grande diversidade de nomes (e épocas) abrangidas, o que permite não só um reencontro com poetas mais célebres, mas também a descoberta de novos autores e a inevitável curiosidade em ler mais da obra de muitos deles. É, então, um livro que recomenda outros livros - o que não deixa de ser também muito agradável.
No fim, fica esta impressão tão simples: a de um livro que se lê com gosto e que, mesmo antes de terminada a leitura, já sabemos que iremos um dia revisitar, seja para reencontrar um poema ou para voltar a mergulhar nos meandros infinitos do amor. Tão vasta como o sentimento que lhe serve de tema, trata-se, pois, de uma antologia completa e cativante. Notável, em suma. 

Autor: Vasco Graça Moura
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário