quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Meu Gato, Meu Guru (Stéphane Garnier)

Viver com um gato traz-nos muitos benefícios, desde a sua simples companhia ao prazer de, ao fim de um dia cansativo, relaxar na companhia do seu pêlo sedoso e dos seus ronrons. Mas será que o gato pode também ser um mestre e um guia rumo a uma vida melhor e mais equilibrada? Sem dúvida! Afinal, basta olhar para o gato e analisar a sua atitude para vermos que ele tem muito para nos ensinar... E é precisamente desses ensinamentos que trata este livro.
Sendo certo que o aspecto mais importante é sempre o conteúdo (e, neste caso, a mensagem), há, ainda assim, elementos complementares que contribuem para que as ideias fiquem na memória. E este livro é muito rico nestes aspectos: basta a capa para chamar a atenção. E depois basta um primeiro folhear para que as suas deliciosas ilustrações (sim, porque há toda uma abundância de gatos neste livro) nos despertem a curiosidade em saber mais.
Claro que o conteúdo também não fica nada atrás. Primeiro, surpreende a simplicidade com que cada aspecto é abordado, sem grandes elaborações e dissertações espirituais, mas analisando as coisas como elas são. Depois, vem a ligação ao gato, com todas as inesperadas lições que este tem para ensinar. E, por fim, fica a sempre agradável sensação de concluir a leitura com uma visão um pouco mais vasta e, principalmente, com muitas ideias úteis para levar a vida de outra forma.
Importa ainda realçar a escrita e a forma como o autor organiza estas muitas ideias. Ao analisar diferentes características do gato, permite-nos analisar, de forma simples e igualmente precisa, as mesmas características em nós mesmos. E, ao complementar estas pequenas análises com pequenos fragmentos narrados da perspectiva de um gato, múltiplas citações de autores célebres e até uma desconstrução das rotinas diárias ao estilo felino, constrói também um todo mais completo e interessante: uma imagem de uma vida diferente.
Leve e divertido, mas também interessante e cheio de ideias boas, trata-se, pois, de um guia simples e inteligente para levar a vida de forma mais serena. E, claro, de um esplêndido elogio às mil formas como um gato nos pode melhorar a vida. Muito bom.

Autor: Stéphane Garnier
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário