quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Raízes (The Lisbon Studio)

Raízes. As que moldaram aquilo em que nos transformámos. As que fizeram com que o tempo parasse e voltasse a andar. As de um legado passado através das gerações. Ou as das plantas que nos dão vida e que o caos do mundo parece querer destruir. Quais são as mais importantes? Quais as que nos movem? É destas e de outras raízes que é feito este conjunto de histórias que, através de paisagens reais e emocionais, presentes, futuras ou mitológicas, nos leva a questionar e a revisitar as nossas próprias raízes.
Uma das primeiras coisas a despertar curiosidade neste livro, antes mesmo de iniciar a leitura, é o potencial das possibilidades. Reúne diferentes autores em torno de um mesmo tema, o que só pode resultar em visões muito diferentes. É, por isso, inevitável não querer descobrir as diferenças, tanto a nível de temas explorados e de histórias construídas como do aspecto visual. E há um pouco de tudo: um futuro distópico, um crescimento pessoal, um silencioso passar do tempo em imagens (e em imagens marcantes), um mundo construído em visões proféticas e até a descoberta de que nada nem ninguém é o que parece.
Também a arte reflecte esta diversidade. Nalguns casos, nem sequer há texto e são simplesmente as imagens que nos contam uma história. Noutros, o texto ocupa mais espaço, contrapondo à memória descrita um conjunto de memórias visuais fáceis de reconhecer. Noutros ainda, o misticismo ganha vida em imagens tão herméticas quanto fascinantes. Mas em todos há equilíbrio. Não importa se há mais ou menos texto, mais ou menos diálogos - tudo tem a medida certa para a história que representa.
Claro que, sendo uma antologia, é inevitável que as histórias que a compõem sejam relativamente curtas, o que, nalguns casos, deixa uma certa curiosidade insatisfeita relativamente ao futuro das personagens. São, ainda assim, histórias completas, todas elas com princípio, meio e fim adequados, deixando possibilidades em aberto, mas alcançando uma conclusão essencial. E quanto ao que fica por dizer... bem, podemos sempre imaginar.
Simples quanto baste, mas fascinante na sua multiplicidade de visões, trata-se, pois, de uma belíssima oportunidade de ficar a conhecer alguns dos talentos da BD nacional. Além, claro, de uma leitura cativante, surpreendente em múltiplos aspectos e bastante memorável nos seus melhores momentos. Vale bem a pena conhecer estas histórias.

Título: Raízes
Autores: The Lisbon Studio
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário