domingo, 7 de novembro de 2021

Jane Goodall (Beatrice Cerocchi e María Isabel Sánchez Vegara)

A história de Jane Goodall é sobejamente conhecida, sobretudo no que diz respeito ao seu estudo dos chimpanzés e às suas ações pioneiras na defesa do planeta. Mas, como muitas outras histórias, também esta parte de um grande sonho de criança. É desse sonho e dessa história que esta livro nos fala, contando de forma concisa e cativante, as origens e o crescimento de um grande percurso.
Parte do que cativa nesta coleção é a capacidade de resumir de forma muito sucinta - ou não fosse este um livro infantil - um percurso sempre vasto e notável. Este caso não é exceção. De forma muito, muito breve, mas também muito cativante, com a rima a contribuir para lhe dar também um ritmo agradável, este livro reduz ao essencial um vasto percurso, apresentando aos mais novos a sua protagonista e despertando desde logo a curiosidade em saber mais.
Outro aspeto particularmente bem conseguido prende-se com as ilustrações, cheias de cor e de criatividade, mas também fiéis à realidade que lhe serve de base. Basta, aliás, consultar a breve nota biográfica no final para reconhecer certas semelhanças entre as fotografias de Jane Goodall e as imagens deste livro, o que contribui também para criar uma ligação mais forte.
Ainda um último ponto, comum aos vários livros desta coleção e também bem presente aqui, é a forma como cada história individual contribui para transmitir uma mensagem muito clara: a de que os grandes sonhos de infância se podem converter em realidades, com esforço, prática, dedicação e crescimento. Alimentar as aspirações dos mais novos pode ser o ponto de partida fulcral para as grandes figuras do futuro, e este livro é uma bela forma de recordar isso.
Muito breve e simples, mas muito cativante e cheio de cor e vida, trata-se, pois, de um belo livro para dar a conhecer aos mais novos a grande figura que o protagoniza. E, tal como os outros volumes da coleção, de uma boa forma de partilhar conhecimento e aventuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário