segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

O Vendedor de Felicidade (Davide Calì e Marco Somà)

E se a felicidade se vendesse em frascos? Todos quereriam um pouco. E é isso que o senhor Pombo faz, vai de casa em casa a vender diferentes frasco
s de felicidade. Mas será mesmo possível? E que preço terá?
Parte do encanto deste pequeno livro - e é deveras encantador - está na assombrosa beleza das ilustrações. São hipnotizantes, cheias de pormenores e singularidades, de pequenas surpresas escondidas e, claro, de expressividade e ternura. É, pois, impossível não tirar prazer das páginas deste livro, da contemplação das imagens e da vastíssima vida que dão a uma história que é, na sua essência, muito simples.
E falemos então da história. É realmente muito breve e muito simples, como se quer num livro infantil, pois isso torna-a perfeita para ser lida em voz alta. E, ainda assim, se olharmos para a mensagem, não é assim tão simples. Paga-se pela felicidade? Quanto? Pouco? Demasiado? É uma questão importante e, curiosamente, talvez tenha mais impacto de uma perspetiva adulta. O que significa que não é só, afinal, um livro infantil.
Eis, pois, um livro muito breve e aparentemente simples, mas cheio de força e de beleza em todos os seus aspetos: história, mensagem e ilustrações. Perfeito para os mais pequenos, mas capaz de encantar qualquer olhar, uma surpresa memorável para leitores de todas as idades.

Sem comentários:

Enviar um comentário