quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Contos / Poemas Escolhidos (Fernando Pinto do Amaral)

Memórias do passado e reflexos do presente. São estas as imagens que as duas componentes deste pequeno livro nos transmitem, através da sua escrita fluída e acessível, mas mágica na sua harmonia.
Os poemas que fazem parte desta selecção, retirados de diversos livros, reflectem essa diversidade na forma como as diferentes temáticas são abordadas. Alguns dos poemas adquirem um tom mais lírico, enquanto que outros parecem ser uma pequena narrativa em verso e outros a descrição poética de um qualquer ambiente. E esta selecção tão diversa contém, pois, poemas capazes de agradar aos diferentes leitores, quer pela harmonia das suas descrições, quer pelo pendor emocional de outros poemas, quer até pela sua variação na estrutura.
É, ainda assim, nos contos que se nota o melhor da escrita de Fernando Pinto do Amaral. Os temas são diversos, desde as relações amorosas, às imagens incompreensíveis e ao temor ante um futuro inevitável. A escrita é envolvente, emotiva, e os sentimentos estão em equilíbrio com o ritmo da narração.
Não direi que este se tornou um dos meus livros preferidos, em parte porque alguns dos temas abordados não me chamaram a atenção. Não deixa, contudo, de ser uma obra de qualidade inegável, com alguns contos muito interessantes (recomendo em particular "A Última Noite do Mundo"). Não será um livro que cative todos os seus leitores. Ainda assim, a beleza da sua escrita faz com que a leitura valha a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário