sábado, 14 de novembro de 2009

Um Leão Chamado Christian (Anthony Bourke e John Rendall)

Esta é a história de Christian, um leão nascido em Inglaterra, criado por dois australiano e que regressou à vida selvagem no Quénia. E, contada pela voz dos seus proprietários, é inevitável que esta seja uma história comovente.
Desde a algo insólita situação de uma cria de leão numa pequena jaula num grande armazém comercial, ao seus primeiros meses de vida e de afecto numa loja curiosamente chamada Sophistocat e até às necessárias despedidas quando, à medida que Christian se aproxima da idade adulta, os seus proprietários vêem surgir a possibilidade de devolver o seu leão ao meio natural, este é todo ele um livro terno e comovente. Sabemos que estamos a falar do rei da selva, de um animal de uma força portentosa, mas não podemos deixar de sorrir ante as ternas peripécias do pequeno leão na sua relação com John e Ace.
Além disso, Um Leão Chamado Christian tem também muito que ensinar, tanto acerca do comportamento dos grandes felinos, como dos projectos criados e desenvolvidos para os proteger, para os devolver à liberdade e ao meio onde pertencem. E quem viu o vídeo no YouTube entende que um animal também cria relações afectivas, mas que, ainda assim, precisa do seu próprio meio para se desenvolver em pleno.
É, pois, um livro que é essencialmente uma história tocante, mas também com muito a ensinar. E é por isso que é impossível deixar de recomendar este livro aos amantes dos animais.

1 comentário:

  1. Também gostei mesmo muito! Faz-nos pensar que às vezes somos bem mais egoístas do que pensamos ;)

    Bjs*

    ResponderEliminar