sábado, 14 de novembro de 2009

Novidades Esfera do Caos

TÍTULO: O Benfica como Religião
SUBTÍTULO: Um olhar sobre as origens, os símbolos e a
mística
AUTOR: José Jacinto Pereira
EDITORA: Esfera do Caos Editores
COLECÇÃO: «Sem Colecção» (9)
NÚMERO DE PÁGINAS: 72
PVP: 11,50 euros

SINOPSE
Neste livro, a pesquisa realizada pelo autor mostra-nos que muitas das opções que marcam a vida dos adeptos do Sport Lisboa e Benfica ― no vocabulário, nos símbolos, nas atitudes e na postura ―, são, de forma indelével, opções de cariz religioso. Pela mão do autor e através da ideia de mística somos levados a perceber por que razão o Benfica deixou de ser um simples clube: é um culto para milhões de pessoas em todo o mundo.
“Não há nenhum clube no mundo que possua mística igual à do Benfica.” Bela Guttmann

SOBRE O AUTOR
José Jacinto Pereira, naturalmente, é benfiquista. Adicionalmente, é licenciado em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este livro resulta dos seus trabalhos de investigação.

TÍTULO: De Adão a Newton
SUBTÍTULO: Uma História das maçãs
AUTOR: Paulo Mendes Pinto
EDITORA: Esfera do Caos Editores
COLECÇÃO: «Sem Colecção» (8)
NÚMERO DE PÁGINAS: 96
PVP: 13,80 euros

SINOPSE
Das coisas mais sérias às mais divertidas, as maçãs são um dos tópicos fortes da nossa cultura.
Falamos na maçã de Adão, pensamos no coitado do Newton debaixo da macieira e vemos como, num mesmo símbolo, temos o que de mais sério a humanidade criou, a ideia de pecado, e o ridículo do acaso que muitas vezes resulta na mais espantosa descoberta científica.
Este livro é isso mesmo: o espanto perante a variedade de significados que uma «maçã» pode ter.
Estamos, de facto, perante um símbolo que atravessa a nossa cultura. Do Génesis bíblico ao Pomo da discórdia que conduz à guerra de Tróia, passando pelo atirador Guilherme Tell, pela maçã da Branca de Neve, pelo sortudo do Newton e terminando na marca de computadores, elas, as maçãs, estão em todo o lado!

SOBRE O AUTOR
Paulo Mendes Pinto. Doutorado em História e Cultura Pré-Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Especialista em mitologia e religiões antigas. Professor e Director da Licenciatura em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona. Tem trabalhado na área das relações entre a religião, a cidadania e as instituições democráticas. Director da Revista Lusófona de Ciência das Religiões e investigador da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa. Publicou, entre outros, os seguintes livros: Itinerários de Fé: Locais sagrados das religiosidades (Inapa, 2005); A Verdadeira História de Maria Madalena (Casa das Letras, 2006, com Maria Julieta Mendes Dias); O Massacre dos Judeus: Lisboa 19 de Abril de 1506 (Alêtheia, 2007, com Susana Bastos Mateus); Conhecimento de Deus (Quasi, 2008).

TÍTULO: Código Pedagógico dos Jesuítas
SUBTÍTULO: Ratio Studiorum da Companhia de Jesus
AUTORA DA VERSÃO PORTUGUESA: Margarida Miranda
EDITORA: Esfera do Caos Editores
COLECÇÃO: Ciências da Cultura (1)
NÚMERO DE PÁGINAS: 296
PVP: 21,80 euros
DATA DE PUBLICAÇÃO: Outubro de 2009

SINOPSE
A Ratio Studiorum, que agora se publica em edição bilingue (português-latim) e com capítulos contextualizadores e explicativos, é considerada a bíblia pedagógica dos Jesuítas e o segredo do seu extraordinário sucesso no plano da formação. Esta obra, traduzida nas mais diversas línguas onde a Companhia de Jesus instalou a sua rede multinacional de colégios, desde o Brasil até ao Extremo-Oriente, influenciou a revolução educativa da época moderna com a marca dos Jesuítas até aos nossos dias.
É um documento absolutamente incontornável da História da Educação e ainda hoje, apesar das actualizações a que foi sujeita em relação à sua versão original de 1599, continua a ser uma referência paradigmática sempre revisitada por todos aqueles que se interessam e se dedicam à educação.

SOBRE A AUTORA DA VERSÃO PORTUGUESA
Margarida Miranda é Professora de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra e especialista no estudo dos textos da história pedagógica da Companhia de Jesus. São considerados uma referência os seus trabalhos sobre a utilização que os Jesuítas faziam do teatro para fins educativos. É ainda uma reconhecida tradutora de textos neolatinos, sendo especialista na tradução de documentos dos séculos XVI e XVII.

Sem comentários:

Enviar um comentário