segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Novidades Bizâncio para Novembro

Título: King – Peregrinação ao Topo da Montanha
Autor: Harvard Sitkoff
Colecção: Vidas, 27
Págs.: 304
Preço: Euros 16,19 / 17,00
Biografia

«Uma obra notável! Esta biografia oferece uma perspectiva equilibrada mas crítica não só de Martin Luther King mas também da sua época em toda a sua plenitude e complexidade.»
O assassinato de Martin Luther King, em Abril de 1968, fez mais do que encurtar tragicamente a vida de um dos mais notáveis líderes dos direitos cívicos da América, prémio Nobel da Paz em 1964; e coloca-nos desde logo a questão de saber se, diante do radicalismo então emergente, estariam a escapar ao seu controlo os maiores feitos que conseguiu em vida. O Martin Luther King que o autor nos apresenta é mais humano e menos mítico, sem esquecer todavia que este foi essencialmente um lutador que pregou contra a guerra e contra a pobreza, por uma redistribuição de riquezas mais justa e eficaz, pelo socialismo democrático e pelo fim do racismo, numa das maiores democracias do mundo.

Título: O Génio e a Deusa
Autor: Jeffrey Meyers
Colecção: Vidas, 28
Preço: Euros 17,62 / 18,50
Págs.: 384
Biografia

«(…) Pela primeira vez, eis um biógrafo que retrata Marilyn como ela era: teimosa, egoísta; sempre pronta a despedir agentes, professores de representação, colegas, advogados e até maridos.»
Daily Express

Aos 35 anos, Arthur Miller tinha escrito duas peças de grande êxito. Era casado e tinha dois filhos. Em Janeiro de 1951, foi a Hollywood onde enfrentaria duas crises morais: a implacável negociação de uma nova peça com a Columbia Pictures e a paixão por uma actriz e modelo ainda pouco conhecida – Marilyn Monroe. O Génio e a Deusa é o retrato de um casamento. O maior dramaturgo americano do século xx e a mais popular actriz americana complementaram-se, mas também se feriram mutuamente. Este livro explica porque casaram, porque se mantiveram juntos durante cinco anos e o que os destruiu. Marilyn, continuou, no entanto, a ser a trágica musa de Miller; e o seu carácter, ardente e atormentado, manteve-se omnipresente durante os quarenta anos que se seguiram.

Título: Raparigas de Xangai
Autor: Lisa See
Colecção: Montanha Mágica, 49
Págs.: 352
Preço: Euros 15,24 / 16,00
Romance

«Um livro sobre a sobrevivência e sobre a dimensão dos sacrifícios que podemos suportar por aqueles que amamos. Um relato comovente das dificuldades sentidas pelos emigrantes. Uma obra rica em detalhes, uma linguagem cativante, que nos prende desde a primeira página.»
Publishers Weekly

Em 1937, Xangai era a Paris da Ásia. Duas jovens irmãs, Pearl e May Chin, gozam a época dourada das suas vidas, graças à fortuna do pai. Um dia, porém, o pai anuncia que perdeu toda a fortuna na mesa de jogo, e que, para pagar as dívidas, as vendeu como esposas a compatriotas endinheirados que vieram da Califórnia à procura de noivas chinesas. Já com as bombas japonesas a caírem sobre a sua amada cidade, Pearl e May embarcam na viagem das suas vidas rumo à América. Recomeçam a vida tentando encontrar o amor junto dos estranhos com quem se casaram. Divididas entre o fascínio de Hollywood e os antigos modos de vida e as regras de Chinatown, esforçam-se por aceitar a vida americana. Pearl e May são amigas inseparáveis; porém, como todas as irmãs, nutrem, também, uma pela outra, invejas e rivalidades mesquinhas. Enfrentam sacrifícios terríveis, fazem escolhas impossíveis e partilham um segredo devastador, capaz de mudar as suas vidas.

Título: Baby Blues 26: A Desordem Natural das Coisas
Autor: Rick Kirkman e Jerry Scott
Págs.: 132
Preço: Euros 11,90 / 12,50
Banda Desenhada

A teoria da desarrumação natural da espécie, em casas onde as crianças ultrapassam em número os adultos, explicada à melhor maneira dos MacPhersons.


Título: O Canto do Galo
Autor: Vários
Págs.: 144
Preço: Euros 10,48 / 11,00
Contos

«Leia o livro, visite o blog e venha cantar de Galo connosco!»

O Canto do Galo resulta de uma selecção dos melhores contos do Prémio MicroContos Galo/Bizâncio e de outros textos publicados no blog o galodebarcelosaopoder.blogspot.com. Inúmeros são os seus autores, colaboradores habituais do blog, que em relatos com humor, sexo, drama, mistério ou romance, e obedecendo apenas ao limite de formato A4, deram asas ao seu talento em várias dezenas de microcontos que agora aqui estão ao dispor de uma plateia de leitores mais vasta e ecléctica.

Título: Lince-Ibérico
Autor: Paulo Caetano / Joaquim Pedro Ferreira / Jorge Mateus
Págs.: 176
Preço: Euros 23,81 / 25,00
Álbum

É um dos animais mais fugidios da fauna ibérica. Tão raro, que ganhou o triste epíteto de felino mais ameaçado do mundo. Hoje em dia, o lince-ibérico, outrora tão comum nos bosques portugueses e espanhóis, apenas sobrevive em escassos montes da Andaluzia. Mas, ao contrário do que alguns tentam fazer crer, o lince-ibérico não é um mito. Ainda não desapareceu por completo. Apesar de estar à beira da extinção, ainda é possível salvar esta espécie única e bela. Ainda é possível avistá-lo. Senti-lo. Deambulando nos barrocais agrestes da serra ou na penumbra da floresta. Quando o sol se despede, o lince volta a ganhar corpo. Insinua-se pelos matos mediterrânicos – o seu habitat de eleição. Esgueira-se pelos trilhos ancestrais em busca de coelhos – a presa que garante a sua sobrevivência. Cria as suas ninhadas em obscuros buracos dos troncos das árvores ou entre os arbustos mais densos. Deixa pegadas no solo mole e as marcas das suas garras nas cascas dos azinhos e dos sobros. Alimenta a imaginação dos velhos caçadores e dos pastores serranos – que ainda recordam de quando se cruzaram com o gato-cerval em veredas, entretanto destruídas por estradas e urbanizações. É este predador que pode ficar a conhecer ao longo das páginas do livro. Entender como caça, como cria os seus filhos, como escapa aos perigos que o ameaçam. Através de histórias únicas e de fotos magníficas, é possível partilhar momentos comoventes e entrar na intimidade dos últimos linces-ibéricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário