quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cordeiro: O Evangelho segundo Biff, o amigo de infância de Jesus Cristo (Christopher Moore)

A vida de Jesus Cristo, principalmente no que respeita aos seus últimos anos, é provavelmente uma das histórias mais conhecidas do mundo. O que este livro apresenta, contudo, é mais que uma visão humorística desses últimos anos. Christopher Moore começa a sua narrativa na infância de Jesus e, através da visão de Biff, preenche, de uma forma no mínimo peculiar, a lacuna dos anos desconhecidos.
Como seria de esperar num livro deste autor, não há tabus nem inibições de qualquer tipo. E com irreverência e através do uso (e abuso) de um sentido de humor delicioso, as figuras da história bíblica adquirem novas naturezas e comportamentos, colocando-se nas mais improváveis circunstâncias e, ao longo de uma história longa e de uma mais longa viagem, divertindo e cativando o leitor.
Com uma visão muito própria de acontecimentos e elementos mitológicos, o autor leva Biff e Jesua a percorrer um longo caminho em busca dos Magos que o visitaram em Belém, numa tentativa de descobrir como ser o Messias. E, através desta mistura e recriação de elementos, bem como da inserção de alguns momentos mais sérios ao longo do texto, Christopher Moore torna cada passo dos seus protagonistas num momento potencialmente hilariante. Além disso, um pequeno mas interessante aspecto foi a intervenção do anjo Raziel que, já conhecido do livro O Anjo Mais Estúpido, surge aqui igual a si próprio e fiel às características que o tornam... especial.
Ironia, sarcasmo e humor na dose certa fazem desta obra uma irresistível fonte de entretenimento. Para quem procura uma leitura divertida, irreverente e ideal para descontrair, este é o livro certo.

Sem comentários:

Enviar um comentário